Quem sofre com pele muito oleosa sabe o quanto é preciso cuidar para mantê-la bonita e saudável. A rotina de limpeza e hidratação deve ser diária e com produtos específicos para esse tipo de pele. Com o cuidado certo, a pessoa consegue diminuir o incômodo e revigorar a derme.
De acordo com o portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a oleosidade é gerada pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Isso dá um aspecto brilhante à pele, mas a torna mais propícia ao surgimento de espinhas e cravos.
Pele muito oleosa: como se livrar dela?
A limpeza e a hidratação da pele são essenciais para retirar o excesso de oleosidade. Há, também, muitos produtos específicos que podem auxiliar quem tem a pele muito oleosa a controlar o incômodo. Confira algumas dicas para se livrar do sebo:
1. Lave bem o rosto
É indispensável lavar o rosto diariamente para retirar os resíduos da pele. Quem tem a pele muito oleosa deve lavá-la pelo menos três vezes ao dia, com sabonete especial para controle de oleosidade, especialmente se estiver usado maquiagem. O acúmulo de produtos só contribui para aumentar a produção de óleo.
2. Faça esfoliações
A esfoliação também é importante para controlar a oleosidade e renovar as células da pele. Mas isso não significa que seja necessário gastar muito dinheiro. Há várias máscaras esfoliantes caseiras fáceis de fazer e com poucos ingredientes, mas que garantem melhoras significativas. Confira uma receita simples:
Ingredientes:
½ colher (sopa) de aveia em flocos finos
1 colher (chá) de argila verde
¼ de xícara de chá de camomila frio.
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea para aplicar no rosto. Deixe agir por cinco minutos e lave com água fria.
3. Prefira produtos em gel
Produtos de consistência cremosa e líquida podem aumentar a oleosidade da pele. Por isso, a recomendação dos especialistas é apostar em cosméticos e hidratantes em gel.
Além disso, se usar maquiagem, lembre-se de aplicar pó compacto. Esse item de beleza ajuda quem tem a pele muito oleosa a disfarçar a imperfeição, garantindo um aspecto sequinho à derme.
4. Evite franjas
O contato direto dos cabelos com a pele pode ser prejudicial para quem tem pele muito oleosa. Isso porque a oleosidade dos fios e do couro cabeludo acaba sendo fixada na pele, abafando-a. Assim, aumenta o acúmulo de sebo.
Pele muito oleosa: vá ao dermatologista
O portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que a herança genética, as alterações hormonais, o excesso de sol e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura podem contribuir para a oleosidade da pele.
Além disso, o estresse e a ansiedade também agravam a situação, pois liberam substâncias que estimulam as glândulas a produzirem secreção oleosa. É claro que as causas da produção excessiva de sebo variam, por isso é importante consultar um dermatologista.
O profissional lhe indicará produtos específicos que terão resultados melhores de acordo com o seu quadro clínico. Além disso, o dermatologista poderá indicar, se necessário, um tratamento com medicações de uso oral.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!