Estética

Massagem chinesa promete ajudar na queima de gordura localizada

Por Redação Doutíssima 17/07/2015

A massagem é muito procurada pelas pessoas para relaxar os músculos corporais. No entanto, a massagem chinesa prova que esse não é o único benefício da técnica. Essa vertente de relaxamento é encontrada há tempos na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e é muito utilizada no tratamento de doenças, como colecistite.

 

De acordo com uma pesquisa do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, uma sessão de massagem é capaz de promover alterações biológicas no indivíduo que a recebe. Os 53 voluntários que participaram do estudo apresentaram redução nos níveis de estresse.

 

Atualmente, diversos tipos de massagem são inspiradas no método chinês e ajudam tanto no tratamento de doenças quanto na redução de medidas.

massagem chinesa

Ventosaterapia é uma técnica de massagem que diminui a gordura localizada e a celulite. Foto: Shutterstock

Tipos de massagem chinesa

Conheça alguns tipos do método chinês e escolha o que melhor se encaixa ao seu cotidiano.

1. Massagem turbinada

É uma técnica inspirada na massagem chinesa. Utiliza pontos específicos de massagem para modelar o corpo. Nessas regiões, são feitos movimentos repetitivos e rápidos que estimulam a circulação sanguínea e o sistema linfático.

Por conta dessa massagem modeladora, ocorre o estímulo de produção de substâncias que agem contra a celulite e gordura localizada.

As sessões duram em média de 45 a 60 minutos. De médio a longo prazo, essa massagem diminui a flacidez da pele.

2. Tuiná

Esse tipo de massagem chinesa usa os pontos da técnica da acupuntura para que sejam aplicadas pressões nessas regiões. Também são feitos alongamentos. Dessa maneira, é possível estimular e sedar os pontos meridianos do paciente, equilibrando o fluxo de energia desses canais.

E quais são os benefícios desse procedimento? Melhora a microcirculação do sangue e do sistema linfático, promovendo a recuperação corporal necessária diante de diversas lesões, como deslocamento.

3. Ventosaterapia

A ventosaterapia é mais um tipo de massagem inspirada em técnicas empregadas na Medicina Tradicional Chinesa. Essa técnica aplica uma ventosa sobre a superfície da pele através de sucção.

Esse procedimento é aconselhado para quem quer aliviar os sintomas causados pelo estresse, favorecer a respiração da pele, problemas com reumatismo e cansaço. E também para pessoas que desejam diminuir as celulites, gordura localizada e cicatrizes cirúrgicas. As sessões duram em média 30 minutos.

4. Zhi ya

É uma massagem chinesa que também usa os pontos da acupuntura para fazer pressão e tem como objetivo estimular o fluxo sanguíneo. A técnica é utilizada para curar dores musculares, e a pressão durante a massagem pode variar de leve a forte.

Massagem chinesa e os cuidados necessários

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essas técnicas de massagem chinesa, é preciso ficar atenta a detalhes que podem fazer toda a diferença durante a aplicação da técnica.

Antes de qualquer tipo de massagem, descubra qual é a capacitação dos profissionais que irão fazer as sessões.

Se você sofre de artrite ou artrose, informe imediatamente o massagista. Isso influenciará no tipo de massagem que irá receber, pois se a técnica for empregada com alta intensidade, pode ocorrer o agravamento da enfermidade.

Observe a posição que você fica na cama ou maca durante a sessão de massagem. O mau posicionamento pode ocasionar dores musculares e até mesmo lesões. Se sentir dormência ao deitar na cama ou maca, mude de posição.

Após as sessões, fique atenta ao surgimento de dores musculares. Seu corpo pode ter sido massageado de maneira errada e isso pode ter gerado o desconforto muscular.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!