Modismos fitness vêm e vão, mas uma modalidade que ganhou espaço é o fitball, ou bola suíça. Primeiro usada por fisioterapeutas na Suíça, a bola cresceu em popularidade após ter seus benefícios para a saúde do corpo comprovados.
Hoje, ela é utilizada em treinamento esportivo, aulas de ginástica, yoga e Pilates. Além disso, ela proporciona exercícios que você pode fazer em casa.
Benefícios dos exercícios com fitball
Seu core – termo relacionado ao pilates e parte mais profunda da musculatura que assume a responsabilidade de estabilizar a região lombar – é uma das regiões mais beneficiadas pela fitball.
Segundo Kristin Lewis, diretora do LifePersonal Trainers na Austrália, o principal benefício dessa bola é que o corpo consegue responder à instabilidade. Isso quer dizer que a pessoa, para permanecer equilibrada, precisa trabalhar mais os músculos..
Segundo a especialista, as bolas são ótimas para adicionar variedade a um programa de exercícios. É possível usá-las como um substituto para pesos tradicionais em muitos exercícios, e como ferramenta de treino estacionário ou dinâmico.
Que outros benefícios posso ter?
Os músculos abdominais, em geral, são inativos no corpo humano. Para ativá-los, são necessários exercícios que exijam sua utilização.
Usar a bola suíça para esse tipo de treino é uma excelente opção, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal of the American Physical Therapy Association, segundo a qual a fitball gera melhores resultados do que as superfícies tradicionais.
Por outro lado, exercícios de coluna feitos com a bola suíça fortalecem a estabilidade da coluna vertebral. É o que indica um levantamento feito pela Universidade Estadual da Califórnia.
Os pesquisadores analisaram dois grupos de indivíduos, um que treinou com a bola, e outro que fez exercícios tradicionais. Depois de 10 semanas, os que usaram a bola suíça tiveram melhores resultados do que aqueles que não a usaram.
Quais os exercícios indicados?
É preciso avançar aos poucos nos treinos com a bola suíça. Os exercícios básicos podem ser feitos em casa, mas os mais elaborados devem ser orientados por profissionais. Tente esses dois:
1. Aquecimento
Comece mobilizando sua coluna. Para isso, sente-se na bola, contraia os músculos abdominais e estabilize a parte superior do seu corpo. Então, movimente sua bacia para frente e para trás para, em seguida, rolar os quadris de um lado para o outro. Faça cinco círculos de quadril completos para cada lado.
2. Equilíbrio
Sente-se ereto em cima da bola, levante um pouco seu pé direito e, simultaneamente, estenda seu braço esquerdo acima da cabeça. Troque os lados. Quando conseguir fazer essas transições sem perder o equilíbrio, considere-se pronto para os exercícios mais avançados.
Cuidados ao usar a fitball
Antes de iniciar exercícios com a bola, tenha certeza que você é fisicamente capaz. Isso não significa que você precisa ser um atleta, porque os exercícios são feitos para todas as pessoas. Basta verificar as suas condições médicas.
1. Escolha a bola
Escolha o tamanho certo de sua fitball.
2. Aqueça
Aqueça aproximadamente de seis a oito minutos, com exercícios de cardio.
3. Roupas
Use roupas fitness e sapatos com boa tração para que você possa ter um bom desempenho.
4. Tapete
Além disso, use um tapete para exercício ou segure em uma parede para o equilíbrio durante os exercícios com fitball.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!