Exercícios

Confira 8 dicas para malhar e atingir os objetivos

Por Redação Doutíssima 21/06/2015

Quem começa a praticar exercícios físicos com um certo objetivo, sempre sente ansiedade em ver seus resultados. Acelerar esse processo é possível com algumas dicas para malhar, que incluem desde a alimentação pré-treino, passam pelo melhor horário para o exercício e chegam até mesmo ao que você veste para a atividade.

 

Dicas para malhar: alimentação

Confira algumas dicas alimentares que podem ser fundamentais para conquistar o corpo que sempre sonhou.

dicas para malhar

Foco na realização dos exercícios é importante para manter o desempenho corporal. Foto: iStock, Getty Images

1. Coma carboidratos de digestão lenta antes do treino

Pesquisadores da Universidade Loughborough, no Reino Unido, descobriram que quando atletas comem carboidratos de digestão lenta, como grãos, no café da manhã e no almoço, eles possuem menores níveis de insulina e queimam mais gordura durante o dia.

Os atletas também têm maior equilíbrio e queimam mais calorias em comparação com aqueles que comeram carboidratos de rápida digestão.

 

2. Evite alimentos com alto teor de gordura antes do treino

 

De acordo com um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, uma refeição de alto teor de gordura diminui a capacidade do óxido nítrico de dilatar as veias por até quatro horas.

Isso significa menor fluxo sanguíneo para os músculos e menos crescimento muscular. Nas quatro horas anteriores ao treino, evite comer gorduras como fast-food ou alimentos processados.

 

3. Cafeína

Consumir aproximadamente 200 a 400mg de cafeína, uma ou duas horas antes do treino, aumenta a queima de gordura e o equilíbrio, e diminui a dor muscular durante o treino.

Dicas para malhar: desempenho

Confira algumas dicas para malhar que podem melhorar o seu desempenho na academia.

 

1. Foque o músculo que você está treinando

Essa é uma das dicas para malhar de pesquisadores britânicos, que descobriram que as pessoas que focam em malhar o bíceps, ao fazer a rosca bíceps, tiveram significante melhora se comparadas àquelas que pensam em outras coisas durante o exercício.

 

Certifique-se de que, ao fazer cada repetição das séries ao longo do treino você esteja focado no treino e no músculo, ao invés de pensar no que vai fazer durante o final de semana ou à noite.

 

2. Deixe o cardio para depois do treino de peso

Conforme pesquisadores japoneses, quando as pessoas fazem cardio antes do treino de peso, elas atingem menos resultados que aquelas que deixaram essa parte para depois. Então, deixe o exercício de cardio para depois do treino ou, então, para outro dia da semana.

 

3. Alongue apenas depois do treino

De acordo com pesquisadores da Universidade do Texas, os atletas que alongam depois da sessão de treinos possuem mais flexibilidade que aqueles que alongam antes. Lembre-se, além disso, que é mais fácil alongar um músculo quando ele já está aquecido.

 

4. Exercite-se pela manhã

Se for possível, exercite-se logo na primeira hora da manhã. É que com o passar do dia, é possível achar mais e mais desculpas para fugir da academia. Então, outra das dicas para malhar é riscar esse compromisso da sua agenda logo cedo.

 

5. Roupas de Compressão

As roupas de compressão são relativamente novas no mundo do esporte amador, mas vieram para ficar. Dentre elas, a mais popular são as meias. Elas fazem com que o sangue consiga fluir para o coração e os pulmões, resultando em mais oxigênio, e então retorne às pernas.

 

Essas roupas também comprimem os músculos, reduzindo a vibração desnecessária, a fadiga e a dor muscular. Por isso, é uma das ótimas dicas para malhar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!