Esporte > Exercícios

Dores no corpo? Ginástica laboral ajuda a evitar as dores causadas por movimentos repetitivos

Por Redação Doutíssima 16/05/2014

Se você exerce atividade mecânica, com movimentos repetitivos durante toda a jornada de trabalho, fique atento. Saiba que trabalhar em uma mesma posição e de forma continuada pode acarretar problemas de saúde para todos nós.

Foi deste desafio que surgiu a necessidade de se buscar alternativas para amenizar os impactos provocados pela repetição de tarefas, propondo uma série de cuidados com o corpo. Esta é a origem da ginástica laboral, uma atividade que compreende a execução de exercícios no ambiente de trabalho, reunindo os colabores em uma medida de prevenção ao desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Ginástica laboral promove exercícios tendo como base a atividade profissional. Foto: Shutterstock

Ginástica laboral promove exercícios tendo como base a atividade profissional. Foto: Shutterstock

A ginástica laboral objetiva trabalhar com partes do corpo que forçosamente usamos – muitas vezes sem darmos conta – e de maneira bastante desgastante. Apesar das primeiras manifestações de atividades físicas em empresas surgirem há mais de 100 anos, a ginástica laboral é um ramo relativamente novo na maioria das organizações.

A prática é compreendida como um grande instrumento para a melhoria da saúde física do trabalhador. Na correria do dia a dia e devido à exigência do mercado de trabalho por produtividade, os colaboradores empenham-se em serem bons profissionais, embora, por vezes, possam se esquecer de cuidar de sua saúde física e mental.

Vantagens da ginástica laboral

Uma das vantagens da ginástica laboral é que ela não sobrecarrega ou cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração. A prática reduz e previne problemas ocupacionais, proporcionando exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho.

As atividades propostas pela ginástica laboral são compostas de exercícios físicos direcionados para a atividade profissional durante o expediente. Tudo é feito sob a coordenação de um profissional da saúde física, o educador físico, para que se obtenham os resultados esperados.

A ginástica laboral é composta por alongamentos, movimentos de relaxamento muscular e de flexibilidade das articulações. Por ser uma prática coletiva, também promove a descontração e a interação entre os colegas de trabalho. Ao agir psicologicamente, ajuda a aumentar o poder de concentração e motiva a autoestima.

Para as empresas, a adesão às práticas da ginástica laboral pode trazer muitos benefícios, dentre os quais, a redução de faltas dos funcionários, o aumento da produtividade, a redução de quedas e uma maior integração da equipe.

Impactos na saúde

Além de diminuir a carga de estresse ao interromper o trabalho, a ginástica laboral evita o sedentarismo. Sua prática ajuda a melhorar o desempenho dos funcionários e evita lesões por esforço repetitivo (LER), dentre outras doenças provocadas pelo trabalho contínuo e pela falta de exercícios físicos.

Entre os principais benefícios da ginástica laboral, estão aspectos como a reeducação postural, alívio do estresse, melhor ânimo para o trabalho, promoção da saúde, maior consciência corporal, aumento da integração social e a melhora no desempenho profissional.

Além disso, a prática também proporciona a diminuição das tensões acumuladas no trabalho e previne lesões e doenças por traumas cumulativos, como a LER e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Também diminui a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios. Descubra a ginástica laboral e esteja mais disposto para a jornada de trabalho!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Confira os exercícios da ginástica laboral

Mitos e verdades sobre a ginástica facial

Os benefícios da hidroginástica para idosos

Aprenda a fazer a ginástica anti-celulite

4 exercícios de pilates em 15 minutos

Tonificar o corpo em casa

Exercícios para enrijecer a pele dos braços