Exercícios

Descubra como cumprir as suas metas fitness no novo ano

Por Redação Fortíssima 03/01/2016

Com o ano que acabou, é bem provável que você também tenha deixado para trás muitas promessas – inclusive aquela de que iria voltar ou começar a fazer alguma atividade física. A boa notícia é que sempre existe um novo ano para recomeçar e redefinir as suas metas fitness.

Afinal, o verão é a melhor estação para começar uma atividade, procurando sempre horários com temperaturas mais amenas, de preferência no início da manhã ou no final da tarde. Se você não gosta do calor, há ainda as academias climatizadas. O mais importante é buscar algo que dê prazer.

metas fitness-iStock-getty-images-doutissima

O início da manhã e o final da tarde são os melhores horários para praticar exercícios. Foto: iStock, Getty Images

Como definir as metas fitness

As metas devem ser específicas e realistas, que você realmente possa cumprir. Para quem está há algum tempo sem fazer atividades físicas, a dica da personal trainer Melissa da Cruz é não amontoar metas fitness, mas escolher uma ou duas e começar agora mesmo. Para não perder tempo, confira outras 4 dicas que podem ajudar:

  • Comece logo, sem desculpas

Comece amanhã, já! Não espere a segunda-feira ou o carnaval passar para depois colocar os seus objetivos em prática. Mantenha o foco e não deixe que nada atrapalhe a sua meta.

  • Exercícios equilibrados e moderados

Também não vale exagerar no ritmo e ter problemas com lesões. O ideal é começar com 30 minutos, duas vezes por semana, e aumentar aos poucos. Esse e o primeiro passo para adquirir o hábito.

  • Rotina

Se você deixa de cumprir suas metas fitness por um ou dois dias, fica difícil manter o ritmo e o resultado é a acomodação. Ou seja, não descuide da rotina e reserve sempre um horário para a prática.

  • Alimentação equilibrada

Não espere passar as festas de final de ano – e muito menos as férias – para começar a ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. Procure um nutricionista e comece logo, aos poucos, sem passar fome. 

Aproveite as férias e se movimente, seja na academia, na praia ou no parque. Corra, use o peso do corpo, de preferência com orientação de um profissional da educação física. Na falta de um, alguns aplicativos podem dar uma ajudinha. Eles funcionam desde para a contagem de calorias até na execução de exercícios físicos. 

O MyFitness Pal, por exemplo, funciona como um diário da sua rotina. Já o Workout Trainer é um manual, com exercícios bem explicados, de acordo com o perfil de cada usuário. O Boa Forma, por sua vez, funciona como uma calculadora básica de calorias, inclusive para alimentos industrializados.

Outro que faz sucesso é o Medida Certa, inspirado no quadro do Fantástico, da Rede Globo. O aplicativo fornece informações referentes à alimentação que seguem os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Brasil, país de sedentários

De acordo com o Diagnóstico Nacional do Esporte, pesquisa do Ministério do Esporte divulgada em junho de 2015, o sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros. Os números apontam ainda que 67 milhões de pessoas não fazem atividade física ou praticam esporte.

O problema é mais comum entre as mulheres, grupo no qual o índice chega a 50,4%, enquanto entre os homens o percentual cai para 41,2%. O sedentarismo entre os jovens também foi considerado preocupante. Entre 15 e 16 anos, ele chega a 32,7% e cresce conforme a faixa etária aumenta, atingindo 40,7% entre os 25 e os 34 anos.

A ingresso no mercado de trabalho é apontada como uma das causas para o abandono dos exercícios. Segundo a pesquisa, 69,8% das pessoas afirmam que a falta de tempo para conciliar com a profissão e os estudos foi o principal motivo para deixar de lado as atividades físicas. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!