Dica do Nutricionista

Veja 7 formas de onde encontrar vitamina D

Por Redação Doutíssima 27/04/2015

Você sabe onde encontrar vitamina D, uma das substâncias essenciais para a manutenção da nossa saúde? A ingestão adequada de vitamina D é importante para regular a absorção de cálcio e fósforo, manter ossos e dentes saudáveis e fornecer efeito protetor contra várias doenças. Ainda assim, muitas pessoas têm níveis baixos dessa vitamina no organismo.

 

Apesar do nome, a vitamina D não é uma vitamina regular. Na verdade, é um hormônio esteroide que você obtém de duas formas: 90% através da exposição ao sol, principalmente aos raios UVB, e 10% através da alimentação.

onde encontrar vitamina d

A exposição cuidadosa ao sol é a maneira mais natural de o organismo obter vitamina D. Foto: Shutterstock

É por isso que, conforme levantamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 77,4% dos adultos paulistas apresentaram deficiência de vitamina D após o inverno.

 

“A quantidade de vitamina D presente nos alimentos é muito pequena e insuficiente para suprir as necessidades do corpo. Sem sol, os níveis de vitamina D diminuem muito, pois a principal fonte desse mineral é por meio da exposição solar”, explica a Dra. Marise Lazaretti Castro, membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

 

Onde encontrar vitamina D: qual a importância?

A vitamina D tem várias funções importantes. Talvez a mais relevante seja regular a absorção de cálcio e fósforo e facilitar a função normal do sistema imunológico. Saber onde encontrar vitamina D suficiente é importante, ainda, para o crescimento normal e o desenvolvimento de ossos e dentes, bem como para uma melhor resistência contra certas doenças.

 

Se você não sabe onde encontrar vitamina D suficiente, tem risco de desenvolver anomalias ósseas. Dentre elas, a osteomalacia (ossos moles) ou a osteoporose (ossos frágeis).

 

Além disso, estudos recentes demonstram que a deficiência de vitamina D pode estar ligada à impotência. Pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism revela, também, que mulheres com deficiência de vitamina D têm metade das chances de conceber através de fertilização in vitro, em relação àquelas com níveis suficientes dessa vitamina.

 

Por todos esses motivos, saber onde encontrar vitamina D é importante, como forma de prevenção e tratamentos de muitas condições de saúde.

 

Saiba onde encontrar vitamina D

Conheça sete dicas sobre onde encontrar vitamina D no dia a dia.

1. Exposição ao sol

Seu corpo é projetado para obter a vitamina D que necessita por meio da exposição à luz solar. Essa é a maneira mais natural de como obtê-la – cerca de 20 minutos já bastam.

 

2. Peixes

Outra forma de obter vitamina D é através da alimentação. Por isso, peixes como salmão, truta, atum e enguia podem ajudar nessa missão.

 

3. Cogumelos

Cogumelos brancos expostos à luz ultravioleta B por algumas horas aumentam seu teor de vitamina D em 400%. O tipo de cogumelo que possui um bom índice dessa vitamina é o shitake.

 

4. Gemas de ovos

Também são uma ótima fonte de vitamina D, por isso, incluir essa opção de proteína em sua alimentação ajuda a alcançar a dose recomendada.

 

5. Fígado bovino

Uma porção de fígado bovino tem cerca de um décimo de uma dose diária necessária para alguém que não fica muito exposto ao sol.

 

6. Ricota

A ricota tem cerca de cinco vezes mais vitamina D se comparada à maioria dos outros queijos.

 

7. Suplementos

Se você não consegue atingir a sua cota diária, outra solução são suplementos dessa vitamina. Converse com seu médico sobre essa possibilidade.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!