Dica do Nutricionista > Dieta > Nutrição

Farinha de maracujá: conheça este alimento que controla o colesterol e diabetes

Por Redação Doutíssima 04/03/2014

A farinha de maracujá surgiu no mercado de produtos naturais com a fama de baixar as taxas de açúcar no sangue, que favorece muito pessoas que tem diabetes.Mas passado algum tempo foi descoberto que além de favorecer o controle da diabetes ela também apresenta excelentes resultados como bloqueador de gorduras, auxiliando também o controle do colesterol.

A farinha de maracujá apresenta cerca de 10 vezes mais de fibras que o suco de maracujá feito com a poupa. A principal fibra desse alimento é a pectina, responsável por grande parte dos seus benefícios.farinha de maracuja

Esta substância encontrada na farinha de maracujá, a pectina, provoca a sensação de saciedade além de ser responsável por inibir a absorção das gorduras encontradas em alguns alimentos, sua maior função na verdade é absorver líquido e em então se tornar gel, capaz de reter o bolo alimentar por mais tempo, por tornar mais lenta a absorção dos nutrientes, por isso a sensação de estar satisfeito. Maria Laura Alvares Lobo, farmacêutica responsável da Meissen, afirma que “A ação de bloqueio das gorduras, promovida pela pectina, é mais suave que a dos remédios utilizados com esse mesmo intuito, porém, sua atuação é ainda mais eficaz”.

Entre alguns outros benefícios da farinha de maracujá. ela também apresenta poder desintoxicante. O seu consumo ajuda a fazer uma limpeza no organismo, o que elimina diversas toxinas, que quando acumuladas podem desequilibrar o metabolismo e prejudicar o funcionamento dos órgãos.

Nutrientes como o cálcio que favorece a fortalecer a contração muscular e o ossos, o ferro, que ajuda na prevenção da anemia e aumenta sua energia e disposição, o fósforo, que colabora com a circulação sanguínea, oxigenação das células, colaborando com a melhora da memória e a resistência dos ossos e a vitamina B3, que atua diretamente na produção hormonal, diminuindo a ansiedade e protegendo a parede estomacal, também são encontrados em grande quantidade na farinha de maracujá.O que torna ela, um ótimo alimento para introduzir na sua dieta.

Veja o valor dos nutrientes encontrados na farinha de maracujá em uma porção de 25 gramas:

  • 74% de fibras
  • 3,5% de proteínas
  • 2% de carboidratos
  • 1% de gorduras

 

Benefícios da farinha de maracujá:

Um dos nutrientes que tem a absorção mais lenta devido o consumo da farinha de maracujá é a glicose, que tem como resultado menor produção de insulina, que é responsável por colocar açúcar pra dentro das células, o que é benéfico na prevenção do diabetes. Quando a insulina é produzida em grande quantidade alguns tecidos e órgãos do corpo começam a reduzir resposta ao hormônio, sendo necessário aumentar a produção de insulina para armazenar a mesma quantia de glicose.Esse processo conhecido como resistência a insulina, se não revertido, pode evoluir para diabetes do tipo 2.

Um estudo feito pela universidade da Paraíba mostrou que as mulheres que passaram pela experiência promovida com a farinha de maracujá, não só perderam peso, como tiveram as taxas de colesterol e triglicérides reduzidas.O mesmo gel formado pela pectina, não só reduz o colesterol, mas une essa gordura facilitando a sua eliminação na fim da digestão.

A farinha de maracujá, assim como todo alimento rico em fibra, ajuda no processo da digestão. A fibra facilita a passagem do bolo alimentar pelo intestine grosso otimizando o trânsito intestinal. Além disso a fermentação das fibras no intestino estimula a microbiota, bactérias que ajudam na digestão.

A utilização da farinha de maracujá:

 

farinha de maracujá

 

A farinha de maracujá é feita a partir da parte branca da casca , que é a porção mais rica de nutrientes.Ela pode ser encontrada em qualquer loja de produtos naturais e em alguns supermercados. Na internet você também encontra, mas é necessário tomar cuidado ao escolher uma marca confiável. Caso você prefira é simples de faze-la em casa:

– Lave a fruta
– Corte ao meio, retire sua polpa e descasque o maracujá
– Pegue as cascas coloque em uma forma e leve ao forno em fogo médio
– De vez em quando vire as cascas para que elas sequem por iguais
– Deixe no forno por 30 minutos ou até que as cascas estejam no ponto para serem trituradas
– Espere as casacas esfriarem, e triture-as no liquidificador, e depois é só peneirar e esperar um pouco para poder consumi-la.

Depois de pronta a farinha de maracujá, você pode adicioná-la  em suas refeições, ou mesmo em alguma bebida como água, suco ou água de coco. O mais indicado é consumir 1 colher antes do almoço e repetir o mesmo antes da janta. Nutricionistas recomendam a ingestão de no mínimo 2 litros de água, e o começo de uma rotina de exercícios, auxiliado ao consumo da farinha de maracujá.Não é indicado esquentar a farinha de maracujá junto ao alimento, não existem estudos ainda que comprovem sua eficacia mesmo quente.

O consumo excessivo da farinha de maracujá devido a sua grande quantidade de fibras pode causar diarreia , distensão abdominal e vômitos. Crianças e gestantes devem utilizar a farinha de maracujá apenas com acompanhamento médico.

 

 

Saiba mais:

Afinal o que é colesterol?

Café reduz o risco de diabetes tipo 2

6 benefícios dos sucos desintoxicantes

Receita caseira desintoxicante

6 remédios naturais para baixar o colesterol

Tudo que você queria saber sobre Diabetes Gestacional

Dieta detox do limão emagrece até 3 kg em 15 dias!