Pele

Xixi contra manchas no rosto? Descubra como funciona

Por Redação Doutíssima 28/04/2015

As espinhas, as acnes e as manchas no rosto podem afetar a autoestima das mulheres. Se você sofre com isso, entenda que as causas dessas inimigas indesejadas variam, bem como as opções de tratamento. Mas você já imaginou usar o xixi no rosto para atenuar problemas de pele?

 

A tendência começou em 2015, no Reino Unido. A repórter Rebecca Reid, do jornal Telegraph, decidiu passar sua própria urina em cravos e espinhas, para posteriormente redigir um artigo. Isso porque, devido à quantidade de ureia presente em sua composição, o xixi supostamente seria capaz de hidratar e esfoliar a pele.

manchas no rosto

Urina pode atenuar manchas na pele, mas médicos recomendam outros tratamentos. Foto:iStock, Getty Images

Aqui no Brasil, quem decidiu apelar para a urina foi a apresentadora Daniela Albuquerque. Ela causou polêmica ao postar uma foto no Instagram, anunciando que estava usando o xixi de sua filha para tratar manchas no rosto. Mas afinal, será que a técnica é mesmo eficaz?

O que causa as manchas no rosto?

As pessoas podem ter manchas no rosto por diversos fatores. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Fluminense (SBD-FL), a exposição ao sol sem proteção é uma das causas para o aparecimento de manchas.

Entretanto, as manchas de tom amarronzado na pele, conhecidas como melasmas, não possuem causa exata. De acordo com o portal da Scociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), há fatores determinantes que podem aumentar o risco do desenvolvimento de melasmas no rosto.

A predisposição genética, o nível de exposição solar, variações hormonais (como ocorre na gravidez, por exemplo) e uso de anticoncepcionais influenciam no surgimento das manchas. Esses fatores podem estimular as células da pele a produzirem melanina em excesso, ocasionando os melasmas.

Manchas no rosto: como combater os melasmas

Infelizmente, livrar-se definitivamente das manchas no rosto não é uma possibilidade. Mas há vários tratamentos que ajudam a clarear os melasmas.

O ideal é procurar um médico especialista, pois ele poderá avaliar a profundidade da mancha em questão, verificando se o pigmento escurecido está nas camadas externas ou mais profundas da pele. A partir dessa informação, o tratamento será melhor direcionado.

Tanto para prevenir, quanto para atenuar os melasmas, é imprescindível o uso do protetor solar em todos os casos. Quando as manchas são mais profundas, o ideal é se submeter aos tratamentos feitos em consultórios dermatológicos, com peelings químicos e lasers.

As manchas que atingem somente a camada superficial da pele, por sua vez, podem ficar esbranquiçadas com mais facilidade. Nesses casos, o uso de cremes, gel e loções que contenham ácido retinóico e azelaico podem ser indicados. Esses ácidos possuem princípios ativos que combatem as manchas no rosto.

Em relação ao xixi, não se pode afirmar que ele é ineficaz. Mas por não ser um tratamento reconhecido pela sociedade médica, dificilmente é o mais indicado. Além disso, a urina possui uma concentração de 5% de ureia, enquanto os produtos específicos para a pele contêm até 15%: ou seja, são bem mais eficazes.

Há, ainda, a questão higiênica. Apesar de conter ureia, o xixi ainda possui outras substâncias que podem ter efeitos piores para a pele.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!