Maquiagem

Conheça 4 truques do cotonete para a sua beleza

Por Redação Doutíssima 29/04/2015

O cotonete não é somente um item de higiene pessoal. Você já parou para pensar em quantas vezes ele serviu como um quebra-galho na hora de pintar as unhas ou dar o toque final ao make?

Apesar de ter como função mais comum a remoção de resíduos do ouvido, o cotonete pode ser contraindicado para isso. A questão é que qualquer descuido pode ocasionar problemas no aparelho auditivo. Ao introduzir o item na orelha, há risco de danificar o tímpano, por exemplo.

É por isso que o mais recomendado é usar o cotonete para limpar apenas a parte externa da orelha. Mas a praticidade desse acessório também o tornou um popular aliado das mulheres, especialmente na hora de retocar o visual. Atualmente, ele é um must have na necessaire.

cotonete

Corrigir a maquiagem é uma das possibilidades de beleza com um cotonete. Foto: iStock, Getty Images

Aprenda truques de beleza com o cotonete

A haste de plástico com algodão na ponta pode ter muitas funcionalidades. Confira algumas formas de incorporar o cotonete no dia a dia:

1. Corrigir a maquiagem

Você fez aquela maquiagem linda, misturando quatro cores de sombra? Na hora de incrementar o olho de gatinho com o delineador, acabou borrando o rosto: o que fazer? Para corrigir os probleminhas de percurso do make, o cotonete é um ótimo acessório.

É só colocar um pouco de demaquilante na parte do algodão. Como a haste do cotonete é comprida, será fácil corrigir a falha e manusear bem o item, removendo a parte da maquiagem que deu errado sem comprometer o que ficou bacana.

2. Esfumaçar o olho

Mesmo com mil pincéis de maquiagem à disposição, nada substitui o cotonete. Na hora de finalizar a maquiagem, especialmente para esfumaçar a sombra no canto dos olhos e dar aquele efeito “borradinho de leve” que está na moda, o cotonete pode ser ideal.

Outra vantagem é que, por ser descartável, você não vai precisar limpá-lo ou se preocupar com a mistura de cores da sombra. Assim, fica fácil conseguir um efeito esfumado natural no make.

3. Tirar o excesso de esmalte

Quem gosta de pintar as unhas em casa, sabe que o cotonete pode ser essencial no processo. Para retirar o excesso de esmalte no cantinho das unhas, ele pode facilmente substituir o palito e o algodão.

Há opções de cotonetes com haste e ponta mais finas, que podem dar o acabamento ideal. Para isso, basta mergulhar o item na acetona e aplicar no canto das unhas com cuidado.

4. Passar perfume

Pode até parecer estranho, mas o cotonete também pode ajudar quem fica longe de casa durante o dia a retocar o perfume. É claro que carregar o frasco de perfume na bolsa é inviável, por isso, a dica é: antes de sair de casa, passe perfume em um cotonete e guarde em um saquinho na bolsa.

Assim, no dia a dia, quando sentir que está na hora de retocar o perfume, é simples: basta retirar o “cotonete de emergência” da bolsa. Então, é só aplicar a parte do algodão nos pulsos, no pescoço ou nas determinadas partes do corpo em que você quer ficar cheirosa.

Cuidados com o cotonete

Seja como auxiliar de maquiagem ou para aplicar perfume, o cotonete não deixa de ser um acessório de higiene. Por isso, é importante lembrar que é preciso manter alguns cuidados.

Como o cotonete é um item que ficará em contato direto com sua pele, o correto é descartar os que já foram utilizados e não repetir o uso do mesmo cotonete para diferentes funções. Assim, eles serão aliados de beleza infalíveis no seu dia a dia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!