Receitas

Bolo de milho sem leite é fácil de fazer

Por Redação Doutíssima 09/05/2015

O bolo de milho sem leite é uma dessas receitas que a gente vai memorizando com o tempo e, quando se dá conta, já sabe fazer sem consultar as anotações. Simples, prático e delicioso, esse bolo tem um sabor único e capaz de suprir aquela fome de doce que surge inesperadamente.

 

Apesar do nome ser bolo de milho sem leite, na verdade ele deveria se chamar bolo sem lactose. Na receita, vai o leite de coco, que é um líquido vegetal extraído da fruta, e não de origem animal, como o leite da vaca, usado geralmente em receitas de bolo.

bolo de milho sem leite

Receita de bolo de milho é uma opção tipicamente brasileira para o café da tarde. Foto:iStock, Getty Images

Quem é intolerante a lactose pode comer essa delícia sem se preocupar em agredir o sistema digestivo. Por conter apenas farinha de milho, essa receita também é livre de glúten, uma proteína encontrada em cereais como trigo e cevada.

O milho é um cereal e segundo informações da Associação Brasileira das Indústrias do Milho (abiMILHO), ele contém carboidratos, fonte de energia do nosso corpo. Esse alimento também oferece quantidades significativas de ferro e fósforo, minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde.

Receita do bolo de milho sem leite

Aprenda a fazer um bolo de milho que não leva leite de origem animal.

Ingredientes:

4 ovos

400 ml de leite de coco

2 xícaras de farinha de milho para bolos

2 xícaras de açúcar refinado

½ xícara de óleo de milho

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 colher (chá) de erva-doce (opcional)

Margarina e farinha de milho para untar e enfarinhar

Modo de preparo:

Antes mesmo de iniciar a preparação, deixe o forno pré-aquecer a 180 graus por pelo menos 10 minutos. Enquanto isso, unte a forma com margarina e enfarinhe toda ela com a mesma farinha de milho usada na receita.

Bata no liquidificador os ovos, o leite de coco, o açúcar e a farinha de milho. Bata somente até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Passe a massa do bolo de milho sem leite para um recipiente e adicione o fermento e a erva-doce se desejar. Misture lentamente com uma colher para que a massa incorpore o fermento.

Depois de tudo misturado com delicadeza, despeje a massa na forma e coloque no forno por cerca de 30 minutos. Ficar de olho e fazer o teste do palito são boas dicas para não deixar o bolo passar do ponto, já que cada forno assa de maneira diferente.

Como servir o bolo de milho sem leite

O bolo de milho sem leite é aquela receita ideal para um chá ou café da tarde. Reuniões de trabalho podem ficar muito mais leves e descontraídas quando acompanhadas por alguns petiscos, como esse bolo.

Além disso, ele também pode ser o lanche das crianças no meio da manhã ou no meio da tarde, ou seja, entre as refeições principais.

Para uma sobremesa bem caseira, o bolo de milho sem leite é uma ótima opção – além de ser uma receita tipicamente brasileira. Nesse caso, o ideal é servi-lo ainda quentinho com manteiga ou com calda feita com cacau, também sem leite.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!