Seu filho costuma se queixar de dores de barriga e tem dificuldade de ir ao banheiro? Se a resposta for sim, provavelmente, ele está com o intestino congestionado. Assim como os adultos, as crianças também podem sofrer de constipação, ou seja, dificuldade para evacuar. A boa notícia é que existem alimentos para soltar o intestino, ideais para controlar a condição.
Melhores alimentos para soltar o intestino
Sabendo que os hábitos alimentares ruins ocasionam constipação, é natural que a alimentação nutritiva seja a responsável por tratar o problema. Conheça alguns alimentos para soltar o intestino.
Frutas
Elas têm um papel fundamental para limpar o intestino, especialmente no caso das crianças. Alimentos como mamão, ameixa e abóbora são ricos em fibras e água. Por isso, ajudam a garantir o fluxo do intestino.
Além disso, os microorganismos presentes na laranja também ajudam a regular a flora intestinal. Portanto, inclua essa fruta na alimentação da criança pelo menos três vezes por dia.
Fibras
Os alimentos ricos em fibras, como aveia e linhaça, também contêm propriedades laxantes em sua composição. São, dessa forma, excelentes alimentos para soltar o intestino.
Uma boa dica é potencializar o cardápio, combinando frutas estimulantes com fibras: mamão e aveia é uma poderosa mistura.
Legumes
Os legumes também são ótimos alimentos para soltar o intestino. Incluir no cardápio da criança porções de milho, abóbora e cenoura pode fazer toda a diferença para soltar as fezes. As propriedades nutricionais contidas nesses alimentos auxiliam no controle do fluxo intestinal.
Grãos
A casca de alimentos como feijão, lentilha e ervilha é rica em fibras com efeito laxante. Além disso, essas especiarias possuem muitas fibras solúveis que contribuem para a formação do bolo fecal.
A lentilha, por exemplo, proporciona cerca de 8g de fibras para cada xícara de chá. Por isso, busque incluir esses alimentos nas refeições principais da criança.
A importância dos alimentos para soltar o intestino
Acredite: apostar em um cardápio rico em fibras que ajudam a regular o intestino pode fazer toda a diferença na vida do seu filho. Afinal, a alimentação saudável é a maneira mais natural e eficaz de tratar a condição.
Além de ajudar a controlar o intestino preso, a inclusão de frutas, verduras e grãos no cardápio incentiva o seu filho a manter bons hábitos desde cedo. Trata-se de uma excelente maneira de prevenir doenças como diabetes e obesidade no futuro.
É importante apostar em alimentos para soltar o intestino também porque, se não tratada, a constipação tende a continuar na puberdade. Isso ocorre em até 30% dos casos, de acordo com o Jornal de Pediatria.
Assim, a dica para livrar seu filho do incômodo da constipação é investir na alimentação saudável e na ingestão de água: no mínimo, dois litros por dia.
O que causa a constipação infantil
A causa mais frequente de constipação na infância ocorre, justamente, por conta de maus hábitos alimentares. Quando não há líquidos e fibras suficientes na dieta da criança, a digestão é dificultada e as fezes ficam endurecidas.
Além disso, o quadro de constipação infantil pode se manifestar em decorrência de estresse emocional, falta de exercício físico e algumas doenças, como o hipotireoidismo.
A condição não é incomum: de acordo com estimativa publicada pelo Jornal de Pediatria, a constipação chega a afetar 29,6% das crianças em todo o mundo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!