Clínica Geral

Saiba quais são as causas e os sintomas da Doença de Crohn

Por Redação Doutíssima 23/06/2015

Talvez você já tenha ouvido falar na Doença de Crohn, mas não saiba como a condição afeta o organismo. Ela é um transtorno autoimune que causa inflamações no sistema digestivo. As área mais comuns atingidas pelo problema são o íleo, uma parte no final do tubo intestinal, e o cólon.

 

Infelizmente não existe cura para a condição, apenas tratamentos que podem diminuir os sintomas e desacelerar o processo inflamatório. Pacientes acometidos pela doença estão sujeitos a cirurgias para a retirada de partes do intestino onde há obstrução, inflamação severa ou fissuras.

doenca de crohn

Dor abdominal, diarreia e obstrução intestinal podem ser sinais de transtorno autoimune. Foto: Shutterstock

 

Doença de Crohn tem causas desconhecidas

O Hospital Cleveland Clinic, segundo melhor na área de gastroenterologia nos Estados Unidos, informa que entre 10 e 70 pessoas a cada cem mil têm a doença no mundo, variando a ocorrência de região para região. A doença afeta igualmente homens e mulheres e é prevalente em indivíduos de etnias brancas.

Acredita-se que a principal causa do aparecimento do processo inflamatório no trato digestivo seja uma disfunção no sistema imunológico. Fatores hereditários e hábitos alimentares podem contribuir no aparecimento da doença.

A Doença de Crohn apresenta episódios recorrentes de inflamação em qualquer área do sistema gastrointestinal, que vai da boca ao ânus. Os sintomas principais são dor abdominal, diarreia (que pode conter sangue), febre, obstrução intestinal e fissuras nas paredes do órgão.

Outros sintomas comuns são a fadiga e a fraqueza. Eles aparecem porque a região atingida pela doença não consegue absorver corretamente os nutrientes dos alimentos, deixando o indivíduo mal nutrido e podendo causar anemia.  

Em crianças, a dificuldade de nutrição causada pela doença pode ter impacto negativo no desenvolvimento do corpo. Quem tem a condição desde a infância pode ter estatura mais baixa e peso abaixo do ideal para a idade em razão da dificuldade do corpo em absorver nutrientes necessários para o crescimento.

A Fundação Canadense da Saúde Digestiva (Canadian Digestive Health Foundation) apresenta uma lista de dados interessantes sobre a doença:

1. Hospitalização

A maioria dos portadores da Doença de Crohn será hospitalizado em algum momento da vida e muitos passam por cirurgias.

2. Idade

É na década dos 20 anos de idade que a maioria das pessoas desenvolve a Doença de Crohn.

3. Lactose

Mais de 40% dos pacientes com essa doença desenvolvem intolerância à lactose.

 

doença de crohn 

Tratamentos possíveis para a Doença de Crohn

Por não ter cura, os tratamentos recomendados pelos médicos têm os seguintes objetivos: reduzir a inflamação, aliviar os sintomas como dor e diarreia e resolver problemas nutricionais causados pela doença. Nessa fórmula, podem estar incluídos cirurgias, medicamentos, dietas e suplementação nutritiva.

Cada caso da Doença de Crohn tem suas particularidades e cada pessoa reage de maneira diferente a medicamentos e alimentação. Existem inúmeros tipos de medicamentos utilizados no tratamento da condição e quem deve prescrever seu uso é um médico especialista.

Quanto à dieta, um nutricionista é o profissional mais indicado para recomendar que alimentos devem ser dispensados e quais devem ser incluídos nas refeições.

A suplementação é recomendada quando o paciente está com deficiências nutritivas. Através de exames de sangue, um profissional poderá determinar quais tipos de vitaminas e minerais estão faltando no organismo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!