[the_ad_group id="16403"]
Cabelos

Shampoo para homem não é tudo igual. Confira dicas para escolher

Por Redação Doutíssima 07/07/2014

O melhor shampoo para homem não é apenas aquele que está no banheiro. Também não é aquele com o melhor cheiro ou com o melhor preço. Assim como as mulheres, é preciso escolher bem a composição do shampoo masculino, para que ela possa não apenas limpar, mas também beneficiar os cabelos.

Escolha do shampoo para homem

Homens, normalmente, têm cabelos mais curtos e, por isso, tendem a ter os fios mais oleosos. Por isso, ter alguns cuidados na hora de escolher o tipo certo de shampoo para homem é essencial. Alguns estudos sobre calvície masculina apontam que 50% dos problemas com perda de cabelo foram devido ao uso do tipo errado de shampoo.

shampoo-para-homem

Há opções de shampoo específico para homem conforme cada necessidade dos fios. Foto: Shutterstock

Shampoo para homem não é tudo igual

Apesar de existirem menos opções do que para o público feminino, existem tipos de shampoo para homem conforme cada necessidade.

A maioria dos shampoos masculinos para cabelos normais não tira os óleos naturais do cabelo e couro cabeludo, porque eles são formulados para limpar suavemente, removendo a sujeira e o excesso de oleosidade. Este tipo de shampoo para homem não causa a perda destes óleos essenciais, que dão ao cabelo seu brilho.

Para os cabelos oleosos, é preciso escolher um shampoo para homem neutro ou com mentol, que oferecem uma sensação calmante para o couro cabeludo. Já os homens que tem cabelos ondulados ou cacheados, devem procurar fórmulas mais hidratantes.

Problemas como caspa também podem ser amenizados com o shampoo para homem certo, já que eles são formulados para ajudar a prevenir a coceira e descamação associada à caspa. Homens com cabelos grisalhos podem se beneficiar os shampoos de cor roxa, já que evitam o tom amarelado.

Como aplicar o shampoo para homem

A maioria dos tipos de shampoo para homem pode ser usado todos os dias. No chuveiro, basta aplicar uma pequena quantidade na palma da sua mão e esfregar as mãos para distribuir o produto.

Massageie suavemente o shampoo no cabelo e também no couro cabeludo com as pontas dos dedos. E não esqueça de enxaguar bem com água morna para retirar todo o resíduo de shampoo.

Condicionador também é importante

Além de escolher o shampoo para homem certo para o tipo de cabelo, é necessário escolher um bom agente que auxilie na hidratação. Mas se o seu cabelo é fino e oleoso, ou seu corte é muito curto, eles são dispensáveis.

É possível encontrar condicionadores específicos para cada tipo de cabelo, assim como o shampoo para homem, que será usado no banho. Uma forma é o leave-in, que pode ser usado após o banho, antes de pentear o cabelo. Outra forma de tornar os fios mais macios é através de finalizadores hidratantes.

Evite o shampoo para homem 2×1

Apesar de ser mais prático, já que com apenas um produto é possível limpar e condicionar o cabelo e ao mesmo tempo, este tipo de shampoo possui agentes hidratantes que nem sempre irão beneficiar os fios masculinos.

Por exemplo, se seu cabelo é fino e tem tenência à oleosidade, este tipo de produto pode piorar a situação. Também se o seu cabelo for mais grosso e seco, um bom condicionador ou máscara de tratamento se tornam necessários. Apesar disso, o shampoo para homem 2×1 se torna alternativa para viagens ou para o banho na academia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saiba quais são as causas da caspa e como controlá-la

Pele masculina: fazer a barba exige cuidados especiais. Confira!

Homens: como cuidar da pele masculina

Conheça a pomada para cabelo masculino e seus benefícios aos fios


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]