O que fazer quando bate aquela vontade repentina de comer um delicioso bolo de maçã com canela? A reposta parece fácil, mas para quem evita a ingestão de glúten e lactose, encontrar uma receita simples não é tarefa das mais simples.

O glúten e a lactose têm sido evidenciados por especialistas como possíveis vilões da saúde e da alimentação. Isso ocorre porque cada vez mais pessoas apresentam alergias de vários níveis e até intolerância a estes nutrientes vindos do trigo e do leite de origem animal.

A receita abaixo é simples de fazer e ainda traz benefícios à saúde. A mistura da maçã com a canela é poderosa em fibras, estimula o metabolismo e o cérebro e ainda contém propriedades anti-inflamatórias. Veja a receita do bolo de maçã com canela e delicie-se!

bolo de maçã com canela
Bolo de maçã com canela é rico em fibras e estimula o metabolismo. Foto: iStock, Getty Images

Bolo de maçã com canela

Ingredientes:

4 maçãs sem casca e picadas

½ xícara de óleo de milho ou soja

1 xícara de açúcar mascavo

4 ovos

½ xícara de leite vegetal (confira receita abaixo)

1 xícara de farinha de arroz

1 xícara de fécula de batata

1 colher de sopa de fermento em pó

canela a gosto

óleo e farinha de arroz para untar a forma

Modo de preparo:

Em um liquidificador bata o óleo, o açúcar, os ovos, o leite vegetal e a fécula de batata. Passe essa mistura para uma vasilha e adicione aos poucos a farinha e o fermento, mexendo com delicadeza. Depois de tudo bem misturado, adicione as maçãs e uma pitada de canela.

Despeje a massa do bolo em uma forma untada com o mesmo óleo vegetal e a farinha de arroz. Dê uma leve mexida na forma para que a massa fique bem distribuída e o bolo cresça de maneira uniforme.

Asse o bolo de maçã com canela em forno médio preaquecido por aproximadamente 45 minutos. O tempo varia conforme o eletrodoméstico, então fique de olho e faça o teste do palito se achar necessário.

Quando servir o bolo de maçã com canela, polvilhe açúcar de confeiteiro e canela para dar um gostinho extra.

 

bolo de maçã com canela 

Leite vegetal para o bolo de maçã com canela

Você pode comprar o leite vegetal pronto no supermercado. Existem diversas versões, como de amêndoas, castanhas, arroz, coco e soja, sendo os dois últimos os mais comuns. Mas você pode fazer sua própria versão em casa.

Veja como fazer o leite de amêndoas:

Você vai precisar de um copo cheio (200ml) de amêndoas, que devem ser lavadas em água corrente. Depois de limpas, deixe as amêndoas de molho em um recipiente com água suficiente para cobrir todo o conteúdo. Guarde na geladeira e deixe de um dia para o outro.

No momento de fazer o leite para o bolo de maçã com canela, dispense a água do molho e retire a película (casca) das amêndoas apertando elas de leve. Depois de descascar, coloque no liquidificador todas as amêndoas com aproximadamente 4 copos de água filtrada.

Bata no liquidificador até que esteja tudo bem triturado e a água bem branca. Coe o líquido em um coador de pano ou um pano bem limpo. Se não for usado na hora, o leite pode ser guardado na geladeira por até três dias.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


DEIXE UMA RESPOSTA