Estética

Confira 3 maneiras para acabar com os poros abertos

Por Redação Doutíssima 02/06/2015

Os poros abertos são uma característica, principalmente, de quem tem a pele oleosa. Também é mais frequente que a pele apresente os poros dilatados durante o verão, por causa do suor, que é expelido por eles, além da oleosidade causada pelas altas temperaturas da estação.

 

O certo é que ninguém gosta de se olhar no espelho e constatar a presença dos indesejados “furinhos”. Pois saiba que é possível amenizar o problema dos poros abertos com medidas bem simples. Antes, é interessante conhecer a origem da situação incômoda.

poros abertos

Os poros dilatados podem ser considerados comuns em pessoas com pele oleosa. Foto: iStock, Getty Images

O que causa poros abertos

Os poros abertos surgem por causa do aumento da quantidade de glândulas sebáceas e da secreção de sebo. É por meio do poros que a secreção sebácea é eliminada e onde fica também o pelo.

Assim, os pelos e as glândulas ocupam o mesmo poro e há uma proporção: quanto menor for a glândula sebácea, maior será o pelo.

Por isso, onde há muitos poros em áreas sebáceas, a exemplo da zona “T” (testa, nariz e boca), sem a presença de pelos, a secreção pode ser maior. Logo, haverá mais poros dilatados nessa região.

Uma da maiores preocupações é a de que os poros abertos causem espinhas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pode acontecer, sim. Isso porque a mistura da secreção sebácea com as células mortas que são expelidas pelos poros, protege a pele de vírus e bactérias, além da ação do vento e da chuva.

Mas, em alguns casos, o poro fica obstruído, e o sebo com as células mortas não sai. Esse processo resulta na acne, que é a inflamação e abertura do poro.

Além da pele oleosa, há outros fatores que podem causar os poros dilatados. O tempo é um deles. À medida em que envelhece, a pele perde a elasticidade, deixando o poros em evidência. A incidência dos raios solares, ao longo da vida, também interfere na aparência deles.

A hereditariedade é outro fator que pode determinar o aspecto dos poros. Caso o pai ou a mãe tenha poros dilatados, é bem possível que os filhos apresentem a mesma característica.

Tratamentos para poros abertos

Há muitos tratamentos naturais para os poros dilatados, com ingredientes fáceis de achar e que já podem estar em sua casa. Abaixo confira três deles:

1. Maionese

Com apenas uma colher de maionese aplicada no rosto, com uma ação de 20 minutos, você consegue resultado. O vinagre e o ovo que compõem a maionese vão diminuir os poros, deixando a pele mais lisa. Mas isso não é recomendado para quem tem a pele oleosa.

2. Soro de leite

Além de ser usado para clarear a pele, o soro de leite é uma ótima alternativa para reduzir os poros abertos. Você deve lavar o rosto à noite e, logo em seguida, passar o soro de leite, esfregando com um algodão. Depois de 20 minutos, lave com água fria.

3. Máscara de iogurte, limão e mel

Misture uma colher de iogurte, uma de mel e uma de limão com uma maçã ralada até obter uma massa homogênea. Logo em seguida, aplique no rosto deixando agir entre 15 e 20 minutos. O resultado será uma pele suave. O uso dessa máscara é indicado para logo antes de dormir.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!