Pele

Saiba como trata os poros dilatados

Por Redação Doutíssima 18/01/2015

Quem tem pele oleosa sabe muito bem o que é ter poros dilatados. Depois do sebo, os buraquinhos no rosto são as imperfeições que mais incomodam quem tem este tipo de pele. Cuidados com a lavagem e o uso de maquiagem adequada ajudam a minimizar a dilatação dos poros.

O calor, o suor e a exposição solar também ajudam a agravar a situação no verão. A boa notícia é que há como tratar os poros dilatados, mas a má notícia é que os métodos não são muito baratos.

poros dilatados

Adotar medidas simples pode evitar que poros dilatados surjam na pele. Foto: iStock, Getty Images

O que causa os poros dilatados

 

Os poros dilatados ficam assim devido ao aumento na circunferência das glândulas sebáceas, que dividem o mesmo espaço com o pelo. Em locais onde há muitos pelos, os poros são menores, porque a glândula sebácea não consegue se desenvolver.

Já em regiões com menos pelos, como a zona T (boca, nariz e testa), o sebo tende a ser maior, assim como a dilatação do poro. Mas outros três fatores também provocam poros dilatados. Confira quais são eles:

Pele oleosa

 

Pessoas com pele oleosa tem poros mais dilatados, porque as células mortas e o óleo ficam depositados ao redor dos orifícios dos poros, provocando o inchaço da região.

 

Idade

O envelhecimento da pele faz com que haja perda da elasticidade e, com isso, os poros ficam mais evidentes. A exposição solar nessa fase também contribui para que aumentem os poros dilatados.

 

Hereditariedade

O fator hereditariedade é decisivo para que uma pessoa tenha poros mais dilatados. Basta que um dos pais tenha essa característica para que o filho também tenha.

Cuidados de prevenção

 

Ter poros dilatados não é algo agradável, mas é possível minimizar o problema. Meninas que usam maquiagem devem dar preferência a produtos líquidos e oil free e evitar as versões em pó.

Faça a remoção da maquiagem antes de dormir e realize uma lavagem diária do rosto com sabonete próprio para pele da face. Uma esfoliação semanal também é indicada.  

Tratamento para poros dilatados

 

O dermatologista é o profissional adequado para fazer tratamento de poros dilatados e ele pode indicar desde a aplicação caseira de ácido até a intervenção com procedimentos mais rebuscados e o uso de medicamentos de via oral. Tudo vai depender da gravidade de cada caso.

Ácido retinoico

 

O ácido retinoico pode ser usado uma vez ao mês, sempre no período da noite. Ele age descamando suavemente a pele. O procedimento não deve ser feito verão e sempre ser indicado por um dermatologista.

 

Microdermoabrasão

A microdermoabrasão, ou peeling de cristal, promove uma esfoliação leve da pele e pode ajudar no tratamento dos poros dilatados. Quando a pele voltar ao normal, os poros novamente se dilatarão.

Peeling químico

O peeling químico proporciona ótimos resultados. Em uma única sessão, é possível usar ácido retinoico a 5%, o que garante uma jovialidade da pele. É preciso sempre usar protetor solar, ou podem ocorrer manchas na pele.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!