Gestante

Dieta na gravidez: veja o que comer e o que evitar

Por Redação Doutíssima 11/06/2015

A dieta na gravidez é um assunto importante para as mulheres que estão nesse período da vida. Definitivamente, ela não se refere à restrição de calorias ou perda de peso. É essencial lembrar que qualquer dieta para perder peso durante a gestação pode ser perigosa para a mãe e para o bebê, já que restringe nutrientes importantes para o organismo.

 

A dieta na gravidez são os hábitos alimentares necessários para garantir a nutrição adequada para a saúde da mãe e do feto. Normalmente, é preciso consumir 300 calorias a mais por dia.

dieta na gravidez

Cálcio encontrado no leite é essencial para uma gravidez segura para a mãe e para o bebê. Foto: Shutterstock

 

Como funciona a dieta na gravidez

É importante comer alimentos variados ao longo do dia para obter os nutrientes para uma gestação tranquila. Conheça alguns grupos de alimentos e algumas fontes sugeridas para a criação de uma dieta saudável durante a gravidez.

 

1. Frutas e legumes

Frutas e legumes contêm muitos nutrientes importantes para a gravidez, especialmente vitamina C e ácido fólico. As mulheres grávidas precisam de pelo menos 70mg de vitamina C diariamente – quantidade que pode ser encontrada em frutas, como laranjas, e vegetais, como brócolis.

 

Para a prevenção de defeitos do tubo neural, é recomendada 0,4mg de ácido fólico por dia. Essa substância é encontrada em vegetais folhosos verde escuro. A dieta na gravidez deve conter, pelo menos, duas a quatro porções de frutas e quatro ou mais porções de vegetais por dia.

 

2. Pães e grãos

A principal fonte de energia do corpo para a gravidez vem dos carboidratos essenciais encontrados em pães e cereais. Grãos integrais e produtos enriquecidos fornecem nutrientes importantes, como ferro, vitamina B, fibras e algumas proteínas.

 

3. Proteína

Carnes, aves, peixes, ovos e grãos contêm proteínas, vitaminas do complexo B e ferro – todos necessários para uma gravidez tranquila. O bebê em desenvolvimento precisa de muita proteína, especialmente no segundo e no terceiro trimestre.

O ferro ajuda a transportar oxigênio para o feto crescer, e também para os músculos da mamãe, evitando sintomas como fadiga, fraqueza, irritabilidade e depressão.

 

4. Produtos lácteos

 

Pelo menos 1000mg de cálcio são necessários diariamente para suportar uma gravidez. O cálcio é essencial para construção de ossos e dentes fortes, coagulação normal do sangue e do músculo, e função nervosa. Boas fontes de cálcio incluem leite, queijo e iogurte, além de vegetais verdes, frutos do mar, feijão e ervilhas secas.

 

Dieta na gravidez: o que evitar

Existem alguns alimentos que você deve evitar em uma dieta na gravidez. Alguns queijos envelhecidos, como brie ou camembert, por exemplo, podem conter listeria, um tipo de bactéria prejudicial ao bebê.

 

Além disso, na lista de alimentos a evitar, estão ovos crus ou parcialmente cozidos, assim como carnes mal passadas e peixes que contêm mercúrio, todos prejudiciais ao feto.

Limite, ainda, a ingestão de cafeína a não mais de 200mg por dia – lembre-se que bebidas de cola e chocolate, particularmente o chocolate escuro, também contêm cafeína.

Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), em uma dieta na gravidez, é preciso evitar o alto consumo de gorduras, já que isso pode causar mudanças no cérebro do feto, aumentando as chances de obesidade durante a vida desse novo ser.

 

Embora a principal fonte de vitaminas e nutrientes necessários durante a gravidez deva vir da dieta, alguns suplementos de vitaminas ajudam a preencher pequenas falhas.

Geralmente, o seu médico irá avaliar a necessidade desses suplementos, principalmente se você apresentar algum grau de anemia durante a gestação, o que é bastante comum. Consulte um especialista sobre qual suplemento é melhor para você.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!