Gestante

Menina ou menino? Descubra o período ideal para saber o sexo do bebê

Por Redação Doutíssima 22/06/2015

Não há mais dúvidas se a socialite Kim Kardashian vai ter menina ou menino. A celebridade já confirmou que sua segunda gestação é de um garotinho. O anúncio ocorreu no domingo, 21 de junho, data em que foi comemorado o Dia dos Pais nos Estados Unidos.

A revelação foi feita nas redes sociais. Kim publicou em sua conta no Instagram uma foto do marido, Kanye West, com a filha, North, no colo. Na descrição, ela homenageou o marido por ser um bom pai e disse que ele será o melhor papai para o filho.

menina ou menino

Curiosidade para saber se o bebê é menina ou menino é natural. Foto: iStock, Getty Images

 

Menina ou menino: quando é possível saber

Do tempo da vovó, existem simpatias e análises para descobrir se é o bebê se desenvolvendo na barriga de uma nova mamãe é menina ou menino. A técnica mais comum e largamente usada, no entanto, é o exame por ultrassom, em que olhos bem treinados do médico ou assistente conseguem identificar o órgão sexual do bebê.

O exame por ultrassom é capaz de reconhecer menina ou menino a partir das 12 semanas de gestação, mas tem mais chances de ser bem sucedido após 16 semanas. Mesmo após todo esse período de gestação, a posição do bebê pode dificultar a identificação.

 

menina ou menino 

Desde 2011 já está disponível em laboratórios um teste sanguíneo chamado de exame da sexagem fetal. Com uma pequena amostra de sangue da gestante, já é possível identificar se é menina ou menino a partir das 7 semanas de gravidez.

Segundo informações publicadas no jornal The New York Times, o teste identifica se há cromossomos Y no sangue da mãe. Se sim, então é um menino. Caso não sejam encontrados, o bebê é menina.

O exame só funciona quando há apenas um bebê, já que em casos de gêmeos ou mais ele só é capaz de identificar se existe ou não menino, não comunicando quantos.

Outra opção para saber se é menina ou menino é um produto à venda largamente nos Estados Unidos e que é encontrado em algumas farmácias no Brasil: o Intelligender. O teste é feito com a urina da gestante e tem 10% de margem de erro.

Mas atenção: mulheres grávidas que fazem tratamento com progesterona não têm resultado garantido.

menina ou menino

Kim revelou o sexo do próximo filho no post publicado em homenagem ao marido. Foto: Instagram, Reprodução

 

Menina ou menino: relação com hábitos alimentares

Em 2008, cientistas das universidades de Oxford e Exeter, no Reino Unido, conduziram um estudo com 740 mulheres durante sua primeira gravidez. Os pesquisadores analisaram os hábitos alimentares de todas as gestantes, mesmo antes da concepção.

O estudo indicou que mulheres que tomam café da manhã, que ingerem mais potássio, mais sódio e mais cálcio estão mais propensas a ter um menino. Entre as participantes que tinham o hábito de comer cereal no café da manhã, 59% tiveram meninos.

Embora seja o DNA que determina o sexo dos bebês, o corpo das mulheres pode favorecer um gênero ou outro. Essa é uma das formas com que a natureza controla, desde o tempo das cavernas, o equilíbrio na quantidade de homens e mulheres no mundo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!