Gestante

Entenda como a gravidez nas trompas acontece: é possível previnir? Como proceder?

Por Redação Doutíssima 06/06/2014

A gravidez ectópica, mais conhecida como gravidez nas trompas é a gestação que começa a se desenvolver nas trompas. Neste caso, o embrião não se instala no útero, mas em uma das tubas uterinas, lugar onde não há endométrio com capacidade de sustentar a gravidez.

gravidez nas trompas

A gravidez nas trompas é um problema grave que afeta uma em cada 100 gestações. De acordo com a ginecologista e obstetra Fabiane Sabbag, do Hospital São Luiz, a incidência da gravidez nas trompas mostrou um aumento significativo nos últimos 20 anos, devido ao aumento de infecções ginecológicas, cirurgias ginecológicas prévias, gestação após fertilização in vitro, uso de DIU, uso de pílula do dia seguinte ou de pílulas de progesterona.

Diversos fatores podem contribuir para uma gravidez nas trompas. Os maiores fatores de risco incluem: uma gravidez ectópica passada, anormalidades anatômicas nas trompas de Falópio, endometriose, antecedentes de doenças inflamatórias pélvicas como a clamídia, cirurgia das trompas ( como a inversão de um processo de esterilização), concepção durante o uso da pílula ou o uso do DIU, tratamento de fertilidade ( como a indução da ovulação ou a fertilização in vitro), fumar.

Principais sintomas da gravidez nas trompas

A gravidez nas trompas pode parecer uma gravidez normal ao início – o teste de gravidez aparece positivo e os sintomas iniciais são exatamente os mesmos. Se há problemas na trompa de falópio, os sintomas incluem:

– Dor aguda na pélvis, abdomen, ombro ou pescoço.

– Tonturas

– Vertigens e queda de tensão arterial

Caso alguns destes sintomas ocorrer, a mulher deve procurar um médico com urgência. A gravidez nas trompas pode significar risco de vida, especialmente se ela ocorre em uma das trompas de falópio.

gravidez nas trompas

Tratamento

Para garantir a saúde e as vezes a vida da mulher, o tratamento de uma gravidez nas trompas ocorre através da remoção do tecido ectópico. Quando a gravidez ectópica é diagnosticada durante sua fase inicial, alguns medicamentos podem ser utilizados para impedir o crescimento celular e dissolver as células existentes restantes.

Quando a gravidez nas trompas não responde aos medicamentos ou se estiver em um estágio mais avançado, uma laparoscopia pode ser necessária. Uma pequena incisão no baixo-ventre, onde um pequeno tubo é introduzido com uma câmara na ponta para observar a região e em seguida remover o tecido ectópico. Em alguns casos mais graves, pode ser necessário retirar a trompa de falópio.

Prevenção

Infelizmente, não existem métodos de prevenção para uma gravidez nas trompas, no entanto, é possível diminuir os fatores de risco do problema. Ao limitar o número de parceiros sexuais, usar preventivos nas relações sexuais para prevenir os riscos das doenças transmissíveis e das doenças infecciosas, por exemplo.

 

 

Saiba mais:

Atenção, gestante: veja quais são os riscos do colesterol alto na gravidez e como baixá-lo

Você sabe o que é pólipo uterino: conheça os sintomas e a importância do tratamento precoce para a gravidez

Hipotireoidismo e gravidez: entenda qual a relação entre a doença e a dificuldade de engravidar

Será que nunca é tarde? Entenda quais são as possibilidades de ter uma gravidez na menopausa

Endometriose e a infertilidade: é preciso quebrar o silêncio

Oncofertilidade: uma nova possibilidade para ter filhos após o câncer

Entenda o que pode causar a gravidez ectópica e quais os principais sintomas