Exercícios

Conheça 5 mitos e verdades sobre exercícios para as pernas

Por Redação Doutíssima 13/06/2015

Prioridade nos treinos para mulheres, e muitas vezes esquecidos pelos homens, os exercícios para as pernas devem fazer parte da rotina de quem pratica atividades físicas. Fortalecer essa parte do corpo traz resultados benéficos na postura e na absorção do impacto.

Um folheto informativo desenvolvido pela University of Texas at Austin, nos Estados Unidos, cita quatro principais motivos para trabalhar a parte inferior do corpo:

exercicios para as pernas

Exercitar as pernas pode melhorar o desempenho corporal nas atividades cotidianas. Foto: iStock, Getty Images

1. Desempenho

Melhorar seu desempenho no dia a dia em diversas atividades como caminhadas, ficar longos períodos de pé, subir escadas e outros.

2. Peso

Segurar o peso do restante do corpo de maneira mais eficiente.

3. Metabolismo

Ativar o metabolismo ao tonificar os maiores músculos do corpo, que estão nas pernas, e assim queimar mais calorias.

4. Performance

Melhorar a performance em atividades que exigem esforço de todo o corpo.

Mitos e verdades sobre os exercícios para as pernas

Por mais que as pessoas saibam que é preciso fazer exercícios para as pernas, existem alguns mitos que envolvem esse assunto. Confira:

1. Para ter pernas grossas, preciso transformar a gordura em músculo

Mito. A gordura não se transforma em massa muscular. Para ter pernas musculosas, é preciso queimar a gordura, através de alimentação balanceada e exercícios aeróbicos, e estimular os músculos com exercícios de força.

2. Não faço exercícios para as pernas porque não quero que elas aumentem de tamanho

Mito. É possível fortalecer a musculatura de qualquer parte do corpo, promovendo definição, sem aumentar o volume muscular. Para esse tipo de trabalho, você deve fazer várias repetições com pesos leves.

3. Exercícios para as pernas não queimam só a gordura localizada

Verdade. Enquanto é possível focar o trabalho muscular em uma área do corpo, a perda de gordura é distribuída por toda a parte. Por isso, só fazer abdominais não garante a perda dos pneuzinhos. 

4. Só terei pernas torneadas se fizer academia

 

Mito. “Puxar ferro” não é a única maneira de trabalhar os músculos de qualquer parte do corpo. Quanto aos exercícios para as pernas, basta observar o trabalho muscular de quem pratica balé clássico. 

5. Sem perder gordura não terei pernas musculosas.

Verdade. A gordura que acumulamos no corpo está depositada entre a pele e a massa muscular. Sem perder ou diminuir bastante a massa gorda, o trabalho muscular irá lhe garantir força, mas não ficará aparente por estar escondido.

Conheça alguns exercícios para as pernas

Conheça alguns exercícios que podem ser incluídos no seu treino de academia. Além disso, existem variações que podem ser praticadas em casa.

1. Agachamento

Trabalha principalmente o músculo da parte traseira das coxas e o bumbum, mas seus efeitos atingem toda a musculatura inferior do corpo. 

2. Extensor

Esse exercício é focado na parte frontal das coxas e fortalece a musculatura ao redor do joelho.

3. Flexor

É um exercício focado na musculatura da parte de trás das pernas.

4. Legpress

Tem um trabalho semelhante ao do agachamento, mas dispensa o uso da musculatura das costas para manter a postura correta.

5. Aulas em grupo

Aulas de pilates, ginástica localizada, zumba, tae bo, lutas, jump e outras modalidades também trabalham a região inferior do corpo. 

6. Em casa

Agachamentos podem ser feitos em casa, tomando muito cuidado para não causar lesões nas costas. Você também pode praticar corridas ou caminhadas para ativar a massa muscular e as articulações inferiores do corpo. 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!