Exercícios

Aprenda as técnicas de Kyra Gracie para praticar esportes na gravidez

Por Redação Doutíssima 28/06/2014

A pentacampeã de jiu-jitsu Kyra Gracie, mesmo grávida, não deixa de treinar. A única coisa que mudou nessa rotina desportista foi o ritmo dos treinos, que agora são mais leves e adaptados às necessidades dela e do filho que terá com o ator Malvino Salvador.

Kyra Gracie: treino para manter alto nível

Em entrevistas, Kyra Gracie comenta que muitas atletas se tornam mães e voltam à competição no nível mais alto. Mesmo longe do treinamento duro no MMA e jiu-jitsu por um tempo, Kyra Graice dá o seu melhor para manter a gravidez com o bem-estar de atleta.

Kyra Gracie

Prática de atividades físicas na gestação deve acompanhar a indicação médica. Foto: Shutterstock

Kyra Graice segue realizando atividades físicas e alega manter cuidados para uma boa alimentação, pois pretende voltar à rotina de treinos o mais rapidamente possível após a gravidez. Em todas as profissões, as mulheres que são mães precisam adaptar à nova rotina com a chegada do bebê – e o mesmo acontece com uma lutadora. A questão é só o tempo de ajuste.

Treino de Kyra Gracie antes da gestação

A musa do Brazilian Jiu-Jitsu Kyra Gracie sempre treinou forte, em média duas ou três baterias de exercícios diários, além das técnicas de jiu-jitsu e outras modalidades, como judô e natação, tudo isso em prol do desempenho físico.

Kyra Gracie fazia duas horas de treino de judô pelo menos duas vezes por semana. A natação acontecia em dois dias de treino. A musculação também integrava a preparação física da atleta, que treinava com pesos três vezes por semana.

Faça como Kyra Gracie: exercite-se durante a gravidez

Para que você possa seguir atividades saudáveis e que podem contribuir para uma gravidez tranquila, é importante entender um pouco sobre cada modalidade esportiva que Kyra Gracie adotava antes de engravidar e que continua praticando, ainda que com moderação.

Treino funcional: no período da gestação, muitas grávidas reclamam de dores, no entanto, existem programas de exercícios físicos seguros e eficazes para gestantes. As atividades são capazes de promover o bem-estar e eliminar as dores que são comuns durante esse período.

Um dos mais recomendados é o treinamento funcional, que é um dos programas que mais agrega dinamismo e otimiza os padrões de movimento a partir de funções como levantar, puxar, agachar e estabilizar.

Ele objetiva dar suporte para as tarefas diárias e o período pós-parto. As dores na lombar são as principais queixas das gestantes, sendo o treino funcional utilizado como uma medida preventiva para fortalecer, alongar e relaxar a região.

Natação: a prática pode ser realizada dentro de uma intensidade de leve a moderada, sendo considerada a atividade física mais completa de todas. Para as futuras mães, ela é excelente, porque possui ainda menos impacto do que a hidroginástica. E para quem já sabe nadar, a natação é a atividade mais recomendada no período de gestação devido à flutuabilidade.

Musculação: sugere-se que os treinos sejam realizados sob a supervisão e orientação de um profissional qualificado. Recentemente, se tomou conhecimento a respeito do Body Life, que tem por objetivo o conforto da mãe e do bebê para um parto mais tranquilo, além de trabalhar o pós-parto como a adaptação da mulher a uma nova vida.

É importante salientar que a prática da musculação só é permitida se liberada pelo seu médico. Alguns pontos devem ser observados com atenção, em primeiro lugar, porque é interessante que a gestante alie à musculação, exercícios aeróbicos e também de alongamento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Desvendado o segredo de Bárbara Evans para emagrecer rapidamente

Segredos da dieta Dukan usada por Kate Middleton

Pilates é o segredo de beleza da Nívea Stelmann

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

15 dicas para aliviar a dor nas costas na gravidez

7 dicas de alimentação saudável para mamães