Estética

Escolha do creme antirrugas deve levar em conta o tipo de pele

Por Redação Doutíssima 20/06/2015

O envelhecimento da pele é um processo inevitável. Por isso, muitas mulheres tremem só de pensar no surgimento de rugas no rosto. Mas a boa notícia é que, através de cuidados especiais e com auxílio de um creme antirrugas potente, é possível retardar os efeitos da passagem do tempo.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele é o órgão que mais reflete o envelhecimento. Fisiologicamente, esse processo está associado à perda de tecido fibroso e à taxa mais lenta de renovação celular. Isso dificulta a tarefa de manter a pele bonita e saudável.

creme antirrugas

Os cremes antirrugas contêm substâncias que estimulam a produção de colágeno. Foto: iStock, Getty Images

Mas há, ainda, outros elementos e hábitos de vida que podem acelerar a degeneração: radiação ultravioleta, consumo de álcool, abuso do tabaco e a poluição ambiental são alguns deles. Diante de tantos fatores que podem danificar a pele, cuidados diários são indispensáveis. Para combater o envelhecimento precoce, o creme antirrugas é um poderoso aliado.

Como escolher o creme antirrugas ideal?

Atualmente, a disponibilidade desse creme no mercado é ampla. O produto, que apresenta as mais diversas composições, já é comercializado pelas principais marcas de cosméticos do mundo. Mas, frente a essa variedade, como escolher o creme ideal?

Inicialmente, é necessário lembrar que o creme mais caro nem sempre é o mais eficaz. A questão é que o creme será mais efetivo considerando o seu tipo de pele. Afinal, os efeitos variam de pessoa a pessoa. Por isso, a visita ao dermatologista é sempre recomendada.

A maioria dos cremes antirrugas comercializados já contém agentes com potencial comprovado no combate às rugas. O retinol, os ácidos de frutos e os extratos de chá são alguns dos componentes presentes nesse tipo de cosmético. Eles ajudam a regular a produção celular e a reduzir os efeitos do sol na pele.

Tais cremes são poderosos, também, porque esses ingredientes estimulam a produção de colágeno, garantindo elasticidade à pele e redução das linhas de expressão. Os componentes derivados do chá, por exemplo, são benéficos por suas capacidades antioxidantes e anti-inflamatórias, mantendo a pele com um aspecto jovial.

Creme antirrugas e consulta ao dermatologista

Nunca é cedo para começar a utilizar um creme antirrugas. O ideal é investir no produto antes do surgimento delas, por conta dos inúmeros fatores que contribuem para o envelhecimento da pele. A recomendação dos especialistas é que, com 20 anos, as mulheres já comecem a investir no creme.

Por isso, a melhor iniciativa é marcar uma consulta com o dermatologista. O profissional poderá analisar o seu tipo de pele e acompanhar como ela reage, efetivamente, ao creme antirrugas. Assim, o combate dessas inimigas da beleza será mais eficaz.

A melhor taxa de sucesso dos cremes antirrugas é, de fato, representada pelos produtos com prescrição médica. Até porque eles contêm ingredientes mais potentes, que promovem ação esfoliante na pele, promovendo a limpeza das células mortas e a renovação celular. Assim, a aparência permanece bela e saudável.

É necessário lembrar que o creme antirrugas, sozinho, não faz milagres. O ideal é, pelo menos uma vez por semana, fazer uma máscara de limpeza para retirar as impurezas da epiderme. Além disso, é indispensável tomar cuidados com o sol e demais fatores que degeneram a pele. Assim, você poderá garantir jovialidade prolongada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!