Doença autoimune, a Síndrome de Sjögren ataca as glândulas salivares e lacrimais causando inflamações e disfunções nos pequenos órgãos. O sintoma mais perceptível é a secura, tanto na boca quanto nos olhos, que pode causar bastante desconforto.
O que é a Síndrome de Sjögren
Mais comum em mulheres, a Síndrome de Sjögren ocorre por uma disfunção do sistema imunológico. Em vez de proteger o corpo de ameaças externas, o mecanismo de defesa do organismo começa a atacar a si mesmo. Nesse caso, o alvo são as glândulas que produzem a saliva e as lágrimas.
As causas são desconhecidas, mas o National Health Service (Serviço Nacional de Saúde), do Reino Unido, menciona que o surgimento da síndrome pode estar ligado a uma combinação de fatores genéticos, do ambiente e hormonais. O órgão ainda menciona que profissionais da saúde dividem a condição em duas categorias.
A Síndrome de Sjögren primária é quando a condição aparece sozinha, sem estar ligada ou resultar de nenhuma outra condição de saúde. É considerada secundária a versão que aparece combinada com outras condições autoimunes, como lúpus ou artrite reumatoide.
Sintomas e tratamento da Síndrome de Sjögren
Apesar de prejudicar majoritariamente as glândulas, a Síndrome de Sjögren tem outros sintomas que vão além dos já citados. A pele pode se tornar seca, são comuns as dores articulares, pode haver comprometimento pulmonar, surgimento de alergias frequentes e cálculos renais. Nas mulheres, a doença pode deixar a vagina seca com a falta da lubrificação natural.
A tenista americana Venus Williams descobriu em 2011 que é uma portadora da síndrome. Em uma coletiva de imprensa, em 2013, a esportista afirmou que vencer a doença é seu grande desafio, já que ela dificulta a execução da sua profissão como atleta.
O foco do tratamento da doença deve ser o desconforto bucal e nos olhos. Não existem medicamentos específicos para essa síndrome, então são utilizados remédios que tratam seus sintomas separadamente.
Em geral, são receitados remédios para manter olhos e boca lubrificados, outros que tratam dores musculares – e nas juntas quando houver – e imunossupressores que diminuem o ataque do organismo às glândulas. Quando necessário, também são recomendados cremes e outros produtos para aliviar o desconforto da pele e vagina seca.
Dicas para os portadores da síndrome
A Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro dá dicas para pessoas que são diagnosticadas com a Síndrome de Sjögren:
1. Lágrimas artificiais
Se você usa lágrimas artificiais mais de quatro vezes por dia, prefira as sem conservantes.
2. Pomadas
Use pomada lubrificante ou vaselina oftálmica para dormir.
3. Máscara
Se dormir em ambientes com ventilador ou ar condicionado, use uma máscara para proteger os olhos.
4. Boca
Mantenha a boca úmida bebendo água constantemente.
5. Dentista
Visite regularmente o dentista e faça a higiene bucal.
6. Vento e sol
Evite a exposição em correntes de vento e ao sol.
7. Líquidos
Evite bebidas com cafeína e alcoólicas que ressecam ainda mais a boca.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!