Muitas pessoas não sabem que a saburra é a causa mais comum do mau hálito e pode ser prevenida com ações muito simples no dia a dia. A formação dessa placa na língua também pode indicar problemas de saúde e precisa de atenção quando não é extinta com a limpeza diária.
Saburra: uma mancha branca na língua
Sabe-se que escovar os dentes após as refeições é um passo essencial para manter a boa saúde bucal. Mas pouco se fala da língua, órgão que também fica exposto a restos de comida, bactérias e saliva e também precisa ser limpo com a mesma frequência.
A saburra é um acúmulo de resíduos que deixa a língua com um aspecto esbranquiçado, também conhecido como biofilme lingual. As papilas gustativas, pequenos pontinhos vermelhos na superfície do órgão, ficam escondidas por uma camada de material que muito frequentemente causa mau hálito.
Os resíduos que formam a saburra são diversos: restos de comida, células mortas do tecido lingual, fungos e bactérias que auxiliam na digestão. Quando não removidos, eles podem formar um ambiente propício para o aparecimento de doenças, entre elas a pneumonia.
Sem a higiene correta, as bactérias que são benéficas ao corpo podem se reproduzir descontroladamente e causar danos à saúde bucal. Por isso, é tão importante escovar os dentes e língua na frente do espelho, assim é possível notar qualquer alteração.
Como combater a saburra
Dois passos muito simples podem ser incluídos no seu dia a dia para combater o aparecimento ou eliminar a saburra e, consequentemente, prevenir contra o mau hálito. Escove os dentes e a língua depois de comer e beba bastante água durante o dia, assim é possível notar a melhora na mancha esbranquiçada.
A raspagem da língua pode ser feita com a escova de dentes ou com um raspador específico para esse fim. A quantidade ideal de água vai garantir a produção normal da saliva, que faz uma espécie de enxágue natural na boca.
Segundo estudo publicado na Revista Brasileira de Terapia Intensiva, o raspador de língua é mais eficaz que a escova na remoção da saburra lingual. Específico para esse fim, ele é capaz de remover cerca de 1,3 gramas de resíduos, contra 0,6 gramas da escovação.
A condição e o mau hálito
A halitose, popularmente conhecida como mau hálito, é um problema que causa constrangimentos, principalmente em relações sociais ou íntimas. Na maioria dos casos, ela acontece pelo acumulo de partículas na língua, nos dentes e na gengiva.
Segundo a Associação Brasileira de Halitose, 30% da população brasileira sofre com esse problema. A porcentagem representa aproximadamente 50 milhões de pessoas que têm odores desagradáveis na boca e nas vias respiratórias.
Geralmente, o mau hálito é apenas uma condição gerada pela falta de higiene na boca, mas ele pode também ser um sintoma de alguma alteração fisiológica ou doença. Quem sofre com essa desagradável situação – e não consegue se livrar do cheiro indesejado – precisa consultar um profissional da saúde para investigar as causas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!