Clínica Geral > Fertilidade

As 5 doenças virais mais comuns

Por Redação Doutíssima 03/01/2015

Os vírus são pequenos organismos vivos que provocam infecções no corpo humano. As doenças virais mais comuns são causadas por esses agentes que podem acometer praticamente qualquer tecido ou órgão. Todas elas possuem algum tratamento, porém, nem todas têm cura.

doenças virais mais comuns

As doenças mais comuns causadas por vírus variam de simples e graves. Foto: iStock, Getty Images

 Resfriados entre as doenças virais mais comuns

 

Saiba um pouco mais de algumas das principais doenças causadas por vírus e como elas se desenvolvem no organismo humano.

 

1. Resfriados

 

Os resfriados estão entre as doenças virais mais comuns porque são diversos os tipos de vírus que podem provocá-los. Eles costumam aparecer com maior frequência no inverno, pois é durante o período frio que a imunidade do organismo fica mais baixa e as células estão mais suscetíveis a infecções.

 

Quando os vírus se instalam no organismo, principalmente nas células do nariz e da faringe, provocam inflamações que, como consequência, trazem a coriza, a dor de garganta, a febre e outros sintomas.

 

2. Catapora

 

Também chamada de varicela, a catapora é uma das doenças virais mais comuns, principalmente entre crianças. Ela é altamente contagiosa e se manifesta através de uma infecção causada pelo vírus Varicela-Zoster, que fica alojado em nosso corpo pelo resto da vida, porém em estado adormecido.

 

Entre os sintomas, estão febre alta, mal estar, dor de cabeça e perda de apetite. No entanto, o sinal mais característico da catapora são as bolhas vermelhas com líquido que surgem por todo o corpo causando coceira.

 

3. Dengue

 

A dengue também está entre as doenças virais mais comuns e é causada por um mosquito, o Aedes aegypti. Sua picada causa uma infecção viral que provoca febre intensa, dores no corpo e na cabeça, cansaço extremo, falta de apetite, náuseas e vômito.

 

No começo, a febre surge de repente e logo começam as demais manifestações. Aparecem, então, manchas avermelhadas na pele e sangramentos pelo nariz ou nas gengivas. Ela não é contagiosa, sendo originária apenas do mosquito.

 

4. AIDS

 

O vírus que causa a AIDS é o HIV, vírus da imunodeficiência humana. Ela é uma das doenças virais mais comuns e ficou mundialmente conhecida após uma epidemia que atingiu grandes proporções na década de 1980.

 

A AIDS se manifesta quando o vírus invade os glóbulos brancos do sangue, que são responsáveis pelo sistema imunológico. Quando se multiplica, ele compromete a defesa do organismo, deixando-o à mercê de agressões de agentes externos (bactérias, parasitas e células cancerígenas).

 

Quanto mais agredidas são as células de defesa, maiores as probabilidades de o soropositivo ser acometido por uma doença oportunista que pode levar à morte.

 

5. Herpes

 

O herpes é causado pelos vírus Herpes simplex 1 e 2. Costuma afetar principalmente as regiões genitais e da mucosa da boca. Ele não tem cura e, em alguns casos, pode ser fatal. No tratamento, são administrados medicamentos que atenuam os sintomas.

 

Quando a pessoa é infectada, o vírus se multiplica no organismo, causando manchas vermelhas e bolhas dolorosas, que contém um líquido que pode transmitir o vírus. A transmissão acontece principalmente através do contato sexual ou direto com a secreção da pessoa infectada.

 

O herpes surge e desaparece sem deixar marcas e é possível que mais de um vírus exista num único corpo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!