Dica do Nutricionista

Muito além da saúde: caqui traz benefícios para a beleza

Por Redação Doutíssima 01/07/2015

Para manter a saúde em dia, o consumo de frutas é uma excelente alternativa, já que esses alimentos são práticos e naturais. Nesse rico universo, uma fruta vem se destacando por suas incríveis propriedades e também por dar aquela forcinha no quesito beleza: o caqui.

 

A modelo Yasmin Brunet, filha da musa Luiza Brunet, já declarou a sua paixão pela fruta, que é rica em antioxidantes e tem substâncias que garantem células saudáveis no organismo.

caqui

Fruta com cor avermelhada é rica em fibras e pode ajudar a reduzir o colesterol no sangue. Foto: Shutterstock

A cor vermelhada da fruta é resultado da presença dos carotenoides, principais responsáveis pela maioria dos benefícios da fruta à saúde. São eles que estimulam o processo de comunicação entre as nossas células e controlam a multiplicação delas.

Caqui ajuda a combater envelhecimento precoce

Segundo a nutricionista Juliana Utzig, o betacaroteno é um desses carotenoides presentes nessa fruta. Ele é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. Agindo como antioxidante, ele auxilia o organismo no combate à formação dos radicais livres. Também tem ação no desenvolvimento dos ossos e ajuda a evitar o envelhecimento precoce.

As defesas do organismo são reforçadas pela presença das vitaminas A, C e E, além de sais minerais como ferro, fósforo, cálcio, zinco, magnésio e carboidratos.

O caqui ainda pode auxiliar no combate à pressão alta, no controle dos níveis glicêmicos, na redução do colesterol, na prevenção a doenças do coração, de placas de gorduras nas artérias e ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Para a alegria de muitos, mais uma ótima notícia sobre essa frutinha: ela contém em sua composição uma proporção significativa de hidratos de carbono, principalmente frutose e glicose.

Também contém pectina e mucilagens (fibra solúvel), responsáveis ​​pela consistência da polpa de caqui, e uma quantidade considerável de fibra insolúvel, que facilita o transito intestinal. Elas também reduzem os níveis de colesterol no sangue, melhorando assim a saúde e a saciedade.

No entanto, Juliana faz um alerta sobre o consumo dessa fruta: se a ideia é perder peso, não adianta comer caqui e exagerar nos outros tipos de alimentos. A dieta deve ser associada com outros itens que ajudam na perda de peso, senão o resultado será exatamente o que não se quer: aumento na balança.

O ideal é comer a fruta em períodos próximos à prática de atividades físicas. Com isso, o fluxo sanguíneo é acelerado e algumas substâncias da frutas vão agir na aceleração do metabolismo. O resultado será uma grande força na eliminação das toxinas e gorduras do organismo.

 

caqui 

O segredo do caqui desvendado por Yasmin Brunet

Como dissemos que essa fruta é também um segredo de beleza, além de trazer benefícios à saúde, aprenda com Yasmin Brunet como usar a fruta para ter uma pele incrível.

Recentemente, a modelo declarou que é adepta de tratamentos caseiros para manter o viço da pele.

Sua receita com o caqui é muito simples: basta amassar a fruta e aplicar no rosto. Enxágue depois de 15 minutos. Há registros, inclusive, de que esse era um segredo das lindas gueixas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!