Especialidades

Na hora da conquista, invista no flerte para a paquera dar certo

Por Redação Doutíssima 04/07/2015

Na hora da paquera, muitas vezes as pessoas ficam receosas se o flerte vai funcionar. Nada de pânico! Pesquisas indicam que ele é eficiente e que, inclusive, é mais eficaz do que uma boa aparência para conquistar alguém.

 

Flertar é um conjunto de ações verbais e não-verbais que fazemos ao expressar nosso interesse para outra pessoa. Trata-se de saber exibir e ler a linguagem corporal.

 

Aprender a flertar não serve apenas para conquistar alguém, mas também para decifrar se uma pessoa está jogando seu charme para você. Muitas vezes o flerte não é muito bem compreendido.

flerte

A troca de olhares e o sorriso são sinais importantes no momento da paquera. Foto: iStock, Getty Images

Conforme um estudo do Departamento de Pesquisa em Comunicação da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, apenas 36% dos homens e 18% das mulheres sabem identificar quando alguém está flertando com eles.

 

Que tipo de flerte funciona melhor?

Conforme o estudo da Universidade de Kansas, há cinco tipos de flerte: tradicional, físico, sincero, brincalhão e educado. Como a maioria das pessoas apresenta dominância em um estilo de flertar em particular, o primeiro passo é entender o que funciona para você.

 

Além disso, estudos sugerem que homens e mulheres ao redor do mundo usam muitos dos mesmos comportamentos não-verbais para comunicar o seu interesse. Os principais, e considerados como “universais”, são o sorriso e o contato visual, que são bons indicadores para ambos os sexos.

 

Na realidade, o contato visual não é apenas um sinal. De acordo com um estudo publicado no Journal of Research in Personality, a troca de olhar mútua e ininterrupta por dois minutos com um estranho do sexo oposto é capaz de aumentar o sentimento de um pelo outro de forma recíproca.

 

O flerte certo pode aumentar a sua atratividade

As pesquisas indicam que alguns detalhes na hora da paquera são capazes de fazer toda a diferença.

 

A ciência do flerte sugere que, quando você deseja criar interesse sexual em outra pessoa e realmente passar a sua mensagem, métodos diretos são os melhores. As abordagens ambíguas parecem menos ameaçadoras, mas em geral revelam-se ineficazes – as pessoas simplesmente não são muito boas em perceber a paquera.

 

De toda forma, existem algumas maneiras sutis para aumentar sua atratividade diante de uma pessoa do sexo oposto. Veja algumas delas:

 

1. Tenha uma bebida quente à mão

 

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, descobriram que segurar uma bebida quente pode mudar a percepção das pessoas. Os estudiosos explicam que bebidas quentes são associadas a sentimentos de generosidade e cuidado, enquanto bebidas frias proporcionam efeito oposto.

 

2. Tenha uma boa postura

Um estudo do Colorado College indica que manter o corpo um pouco mais reto é fundamental quando você está prestes a falar com uma pessoa especial. Essa postura exala mais confiança e mostra que você é consciente de seus movimentos corporais.

 

3. Fique mais perto

Conforme uma pesquisa publicada no The Journal of Neuroscience, os homens que estão em relacionamentos tendem a manter uma distância social “segura” das mulheres atraentes em razão do “hormônio do amor”, a oxitocina. Assim, se o desejo é despertar esse instinto, ficar mais próximo da pessoa a ser conquistada é uma boa dica de flerte.

4. Ofereça um toque suave

Um estudo publicado na revista Social Influence revelou que o toque mais eficaz é aquele suave e informal que ocorre face a face, como durante um abraço.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!