Guia da Corrida

Aposte em um aplicativo para corrida para monitorar o treino

Por Redação Doutíssima 06/07/2015

Se você está pensando em começar a correr, um aplicativo para corrida é capaz de ajudar nessa missão. Há diversos tipos disponíveis, que conseguem auxiliar desde a montagem da planilha de treinos até o acompanhamento de velocidade, distância percorrida, calorias queimadas, inclusive mapeando sua rota.

Lembre-se: a corrida é um exercício físico cheio de benefícios para a saúde. Veja a seguir uma lista de apps que vão ajudar você na atividade.

aplicativo para corrida

Aplicativos para corrida auxiliam no rendimento durante atividades físicas. Foto: iStock, Getty Images

 

Tipos de aplicativo para corrida

Existem vários modelos de aplicativo para corrida disponíveis para os sistemas IOS e Android. Tudo o que você precisa é descobrir qual deles consegue atender todas suas necessidades. É possível encontrar sistemas capazes de ajudar desde atletas bastante experientes até aos que estão começando a praticar essa atividade. Confira algumas opções.

 

1. Runkeeper (Android, iOS)

Eterno favorito entre os corredores, o Runkeeper usa o GPS do telefone para rastrear sua corrida, ciclismo, caminhadas e outras atividades que envolvam percorrer distâncias. O aplicativo grava ritmo, distância, tempo total do exercício, calorias queimadas e outras métricas úteis.

Você pode medir seu progresso e manter um histórico de treinamento, bem como sincronizá-lo com vários outros aplicativos e serviços, recebendo relatórios detalhados da atividade.

 

2. Nike + Running (Android, iOS)

Seja em uma esteira, uma trilha ou uma pista, esse aplicativo de corrida registra com precisão o ritmo, a distância percorrida e o tempo, com retorno de áudio e um mapa da rota.

O Nike + Running também vem com uma série de elementos sociais, como compartilhamento de corridas, realizações e a opção de desafiar os amigos para bater seu tempo ou distância percorrida.

 

3. Endomondo (Android, iOS)

O Endomondo é um aplicativo fácil para acompanhar duração, distância e velocidade do treino. Você também pode criar rotas e desafiar seus tempos e amigos que vivem no bairro.

Uma das características é a capacidade de ver o tempo de outras pessoas e testá-lo contra seu próprio. Para aqueles que gostam de socializar, esse aplicativo para corrida é o que você precisa.

 

4. Runtastic (Android, iOS)

Esse aplicativo de corrida usa o GPS para rastrear e mapear seus exercícios à distância, faz monitoramento de tempo, velocidade e distância, e traça seu percurso em tempo real.

O Runtastic também mantém o controle de suas métricas de funcionamento, e as rotas podem ser vistas em uma exibição de estilo Google Earth. Um painel configurável, gráficos detalhados de suas informações exercício, além do compartilhamento de progressos nas redes sociais são características adicionais.

 

Aplicativo para corrida: correr faz bem para a saúde

A variedade de aplicativos de corrida disponíveis tem relação com a popularidade desse exercício, extremamente benéfico para o corpo e a mente. Um estudo publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise, mostrou que mesmo uma única sessão de 30 minutos de caminhada em esteira é capaz de melhorar o estado de espírito de alguém com depressão.

Além disso, correr por 5 minutos todos os dias pode reduzir o risco de doença cardiovascular quase pela metade. As pessoas que correm regularmente têm um risco 30% menor de morte por todas as causas e 45% menor de óbito por doença cardiovascular, de acordo com um estudo de 2014, publicado no Journal of the American College of Cardiology.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!