Com o frio chegando, fica muito mais fácil ingerir alimentos saudáveis como a sopa de couve-flor. Além de aquecer o corpo durante a refeição, esse prato é cheio de ingredientes naturais com muitos nutrientes, vitaminas e minerais que melhoram o funcionamento do organismo.
Sopa de couve-flor tem poucas calorias
A couve-flor é um vegetal da família das crucíferas, explica a nutricionista Camila Monteiro. Com propriedades antioxidantes, a planta combate os radicais livres e também está relacionada à prevenção de câncer, da osteoporose e do Alzheimer.
A sopa de couve-flor ainda é altamente nutritiva. Possui vitaminas A, B1, C e K, e minerais como ferro, cálcio, enxofre, fósforo, magnésio e silício. Por ser pouco calórica, grande parte das receitas à base do vegetal são ótimas para quem tem por objetivo o emagrecimento.
Além de todos os benefícios já citados, a nutricionista ressalta que a sopa de couve-flor é laxante, auxiliando na eliminação de toxinas, e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. A receita pode ser incorporada em dietas restritivas em calorias ou quando há necessidade de aumentar a ingestão de legumes e verduras.
Sopa de couve-flor desintoxicante
Ingredientes:
1 fio de azeite
1 cebola pequena, picada
1 dente de alho picado
4 colheres (sobremesa) de alho-poró (só a parte branca, o talo)
2 tomates sem pele e sem semente, picados
1 cenoura picada
1 talo de salsão (aipo) picado
1 maço de couve-flor
4 copos (200 ml) de água
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
Modo de preparo:
Coloque a couve-flor, o salsão, o alho, o alho-poró, os tomates, as cenouras, a cebola, o nabo e a água em uma panela. Ligue o fogo e marque 15 minutos depois de começar a ferver. Tempere com o tomilho e o sal e deixe mais cinco minutos no fogo. Desligue e espere esfriar por alguns minutos.
E seguida, bata a sopa de couve-flor no liquidificador para uma consistência mais cremosa. A porção ideal é de duas conchas cheias, que devem ser guarnecidas pela salsinha e cebolinha.
A nutricionista ainda dá a dica de adicionar sementes de girassol, nozes ou amêndoas no prato na hora em que for servir. Para finalizar, um fiozinho de azeite extra-virgem que dá sabor e é uma fonte de gordura benéfica.
Além da sopa de couve-flor
O vegetal de cor esbranquiçada pode ser usado em outras receitas, permitindo variar a ingestão de todos seus benefícios. Suflês, saladas e recheios para salgados podem ser feitos utilizando todas as partes da couve-flor.
Também é possível usar o vegetal na produção de massas de tortas, pizzas e outros salgados. Grelhar ou refogar também são opções muito práticas para incluir a couve-flor no consumo do dia a dia.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!