Dica do Nutricionista

Ideal para o frio, sopa de gengibre traz benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 06/07/2015

A chegada da estação mais fria do ano inspira um cardápio requintado, capaz de esquentar o corpo e manter a saúde em dia. Por isso, uma boa dica para o inverno é incluir a sopa de gengibre na alimentação. O ingrediente traz diversos benefícios ao organismo e auxilia na prevenção e na cura de doenças bem típicas da temporada gelada.

O gengibre é um vegetal nativo da Ásia, usado tanto na culinária quanto na medicina. A planta conta com múltiplos benefícios terapêuticos. De acordo com Alessandra Paula Nunes, nutricionista especialista em Nutrição Clínica e consultora da Associação Brasileira de Nutrição, o alimento apresenta propriedades termogênicas e anti-inflamatórias.

sopa de gengibre

Clima com temperaturas mais amenas é ideal para uma sopa de gengibre. Foto: iStock, Getty Images

 

Sopa de gengibre: vantagens do consumo

Investir em uma deliciosa receita de sopa de gengibre é uma alternativa prática e benéfica por vários motivos, ainda mais no inverno. Especialmente porque seus componentes podem ajudar a combater gripes causadas por vírus. “O gengibre conta com ação bactericida e anti-inflamatória, fortalecendo o organismo”, ressalta a nutricionista.

As vantagens do consumo não param por aí. Segundo Alessandra, o gengibre também é indicado para atenuar dores de garganta. “O alimento é um potente analgésico natural, que ajuda a melhorar afecções na garganta. Também é recomendado para atenuar náuseas e vômitos ou para tratar casos de artrites, artroses e fibromialgia”, enfatiza.

Quem quer perder peso também pode tirar proveito do gengibre. “Ele é desintoxicante e melhora o sistema digestivo, respiratório e circulatório”, explica a profissional. “O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo, auxiliar no gasto calórico e favorecer a queima de gordura corporal”, acrescenta.

Para finalizar a lista de benefícios, o gengibre ainda favorece a digestão. “Ele auxilia no tratamento de gastrites e úlceras, além de atuar como protetor gástrico”, aponta a nutricionista. Mas é necessário tomar alguns cuidados no consumo: a recomendação diária deve variar de 200 mg a 4 g.

Além disso, o gengibre não é indicado para pessoas com diabetes ou problemas de coagulação no sangue, pois possui ação anticoagulante e diminui os níveis de glicose no sangue. Por isso, o ideal é consultar um especialista antes de incluir o alimento no seu cardápio diário.

 

sopa de gengibre 

Como fazer a sopa de gengibre

O gengibre pode ser consumido em chás, sucos e até mesmo em pedaços, mas diante do frio a melhor alternativa para usufruir dos benefícios é através da sopa de gengibre. Nesta receita, o gengibre pode ser combinado com outros alimentos saudáveis e pouco calóricos.

Confira uma receita de sopa de gengibre com abóbora:

Ingredientes:

1/2 abóbora japonesa

1 pedaço com cerca de 5 cm de gengibre

1 cebola

3 dentes de alho

4 xícaras de água

azeite (opcional, a gosto)

sal e pimenta do reino (opcional, a gosto)

tempero verde (opcional, a gosto)

 

 

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque três xícaras de água, acrescente a abóbora e leve para o fogo médio, deixando cozinhar por dez minutos. Fatie o gengibre, descasque o alho e corte a cebola descascada em quatro partes. Tire a abóbora da água e retire completamente a casca.

Em seguida, corte-a em cubos e coloque novamente na água. Acrescente os demais ingredientes e o restante da água, deixando em fogo médio até ferver. Por fim, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. Se preferir, transfira o cozido para o liquidificador e bata tudo.

Para finalizar, acrescente sal, pimenta, azeite e tempero verde antes de servir. Gostou da receita de sopa de gengibre? Então que tal incluir hoje mesmo no cardápio do almoço ou jantar? Conte para a gente como ficou nos comentários!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!