Receitas

Perca peso sem deixar de comer bem com a sopa de abóbora

Por Redação Doutíssima 22/09/2014

Uma ótima dica para você que quer perder peso é experimentar a sopa de abóbora. Trata-se de um alimento rico em fibras que traz o benefício da sensação de saciedade, ou seja, faz com que você tenha menos fome. A abóbora ainda possui poucas calorias: apenas 40 em 100 gramas.

De acordo com nutricionistas, a sopa de abóbora pode ser ingerida todos os dias. Além de auxiliar no emagrecimento, a abóbora tem diversos benefícios para a saúde do nosso organismo. Confira a seguir como preparar essa receita com um toque de gengibre.

sopa-de-abóbora

Abóbora é base de sopa que possui muitas fibras e pode até prevenir doenças. Foto: Shutterstock

Receita de sopa de abóbora com gengibre

Ingredientes:

– ½ abóbora japonesa

– 1 pedaço de 5cm de gengibre

– 1 cebola

– 3 dentes de alho

– 3 talos de capim-santo

– 1 e ½ litro de água

– azeite a gosto

Modo de Preparo:

Lave bem a metade da abóbora sob água corrente. Pegue uma panela e coloque duas xícaras de água, a abóbora e leve para o fogo médio. Deixe cozinhar por dez minutos, isso fará com que a casca saia facilmente.

Enquanto a abobora está no fogo, lave e fatie o gengibre e descasque o alho e a cebola. Corte a cebola em quatro partes. Transfira a abóbora pré-cozida para uma tábua e, com o descascador de legumes, retire a casca. Deixe reservada a panela e a água que cozinhou a abóbora, pois você irá reutilizá-la depois.

Corte a abóbora em cubos e volte à panela com a água. Junte o gengibre, o alho, a cebola, o capim-santo e o restante da água. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos.

Retire os talos de capim-santo. Transfira o cozido para um liquidificador e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Com um pano de prato dobrado, segure bem firme para o vapor quente não abrir a tampa do liquidificador.

Se preferir, deixe a sopa de abóbora esfriar completamente. Volte a sopa para a panela e verifique o sabor. Se quiser, tempere com mais sal e pimenta-do-reino. Regue com um fio de azeite a gosto.

Benefícios da sopa de abóbora à saúde

Para você que quer inserir em sua dieta a sopa de abóbora, é bom saber quais são os benefícios desse alimento. A abóbora é um alimento rico em fibras, além de possuir em sua composição carboidratos, proteína, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas.

Além disto, também possui efeito antioxidante no organismo, combatendo radicais livres e prevenindo contra doenças cardiovasculares.

Segundo especialistas, o consumo da sopa de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão. Por ser uma hortaliça, a abóbora pode ser ingerida de três a quatro porções por dia. As sementes de abóbora também podem ser aproveitadas.

Elas são ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que auxilia na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. Você pode comer as sementes torradas, basta lavar bem, secar com um pano limpo e levar ao forno por 40 minutos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!