Especialidades

Conheça técnicas usadas no rejuvenescimento vaginal

Por Redação Doutíssima 07/07/2015

O Brasil é um dos líderes mundiais na realização de cirurgias plásticas, segundo dados publicados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps). Entre as mais frequentes, está o procedimento de rejuvenescimento vaginal. É crescente o número de mulheres que se mostram insatisfeitas com a estética de sua vagina.

 

A maioria dos atendimentos em consultórios se explica primeiramente pela questão estética. Mas é comum que outras queixas surjam depois, como as relacionadas a atritos com peças de roupas ou incômodo ou dificuldade na penetração durante as relações sexuais.

rejuvenescimento vaginal

A cirurgia plástica íntima muitas vezes é procurada por questões estéticas. Foto: iStock, Getty Images

 

Rejuvenescimento vaginal deixa a vulva plana

Há muitas mulheres que não estão satisfeitas, por exemplo, com o formato dos pequenos lábios quando esses ultrapassam os grandes. Especialistas afirmam que isso não se traduz em uma anormalidade, é uma variação anatômica, mas as mulheres desejam que sua vulva seja plana, por isso desejam o rejuvenescimento vaginal.

Para ilustrar melhor o que desejam as mulheres, alguns médicos fazem alusão ao formato de um hambúrguer. É assim que as mulheres querem que sua região sexual fique com as técnicas de rejuvenescimento vaginal: fofinha nos grandes lábios, bem parecidas com pães.

Assim, acabar com a flacidez na região e com a aparência enrugada, que aparece especialmente após o início da menopausa, é um dos principais pedidos nos consultórios de ginecologia. Com esse objetivo, são realizados dois procedimentos: a ninfoplastia e o enxerto de gordura.

A ninfoplastia está ligada à hipertrofia dos pequenos lábios e trata-se de um procedimento bem tranquilo. A anestesia é local e a paciente pode voltar pra casa no mesmo dia. Com sedação, o excesso de pele é ressecado de forma longitudinal.

Nesse tipo de rejuvenescimento vaginal, o médico ainda pode eliminar aquela incômoda “bordinha escurecida”, que se origina no atrito ou em alterações hormonais e envelhecimento, como explica o cirurgião plástico Luiz Henrique Ishida, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Rejuvenescimento vaginal dá mais volume

Já o enxerto de gordura é feito quando a paciente quer mais volume nos grande lábios. É feito um corte de quatro milímetros para coletar de 20 a 30 milímetros de gordura, geralmente da região abdominal.

Após a coleta de gordura, é feito um corte na vulva do mesmo tamanho para que seja feito o enxerto. Há a possibilidade de retirada da gordura do monte de vênus, quando essa área é “mais gordinha” e a mulher deseja uma redução no local.

Os dois tipos de rejuvenescimento vaginal são procedimentos bem simples, realizados em cerca de 40 minutos, e isso significa um pós-operatório tranquilo. Apesar disso, os médicos recomendam que o procedimento seja feito na sexta-feira, para que a mulher possa repousar no final de semana. A semana seguinte poderá ser iniciada normalmente.

Recomenda-se ainda que, nas duas primeiras semanas, atividades mais intensas sejam evitadas, como agachamentos e o uso de roupas justas e tecidos pesados.

É normal que a região fique inchada por alguns meses, mas a cicatrização deve acontecer no primeiro mês, período no qual é indicado o uso de um absorvente íntimo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!