Cabelos

Como cuidar de cabelos cacheados? Confira 4 passos

Por Redação Doutíssima 08/07/2015

Neste inverno, esqueça a chapinha. Assumir os cachos é uma das fortes tendências da temporada. Mas, para garantir madeixas bem definidas e hidratadas, é indispensável aprender como cuidar de cabelos cacheados. Com alguns truques específicos, é possível assegurar ondas dignas de celebridades como Débora Nascimento e Taís Araújo.

 

Como cuidar de cabelos cacheados: produtos 

Como cuidar de cabelos cacheados sem depender do cabeleireiro? É essencial recorrer a alguns produtos específicos. E é claro que manter os cachos naturais belos pode parecer desafiador, no entanto, basta conhecer melhor a estrutura desses fios para aprender a tratá-los adequadamente. Com isso em mente, é possível conquistar bons resultados.

como cuidar de cabelos cacheados

Cuidar dos cabelos cacheados sem ajuda do cabeleireiro requer produtos específicos. Foto: iStock, Getty Images

 

4 passos sobre como cuidar de cabelos cacheados

Se o seu questionamento é como cuidar de cabelos cacheados, saiba que o processo  envolve lavar, condicionar, secar e finalizar o penteado de forma adequada. De acordo com a cabeleireira especialista em cabelos cacheados, Daniela Lisboa, da Floreal Clínica dos Cachos (SP), a higienização correta dos cabelos encaracolados influencia diretamente em sua definição.

Por isso, a expert compartilha algumas dicas para conquistar madeixas com efeito de salão em casa:

1. Lavagem

Daniela destaca que uma característica comum entre os cabelos cacheados é o ressecamento nas pontas. Eles têm a tendência de possuírem menos brilho e uma textura mais áspera, pois a oleosidade não percorre todo o comprimento do fio. Por isso, são necessários alguns cuidados desde a lavagem.

A dica é apostar em shampoos e condicionadores específicos para cabelos enrolados. “Esses produtos já são formulados pensando na delicadeza do fio crespo e ajudam a potencializar bons resultados”, enfatiza Daniela. Na hora de lavar, a expert orienta para o uso de água fria ou morna, para não facilitar o ressacamento por conta da água quente.

2. Condicionamento

A hidratação é um dos cuidados indispensáveis para garantir um look digno de celebridade. “Se possível, use máscara de hidratação em todas as lavagens”, recomenda Daniela. Hidratar o cabelo, segundo ela, significa repor a água perdida e garantir maciez e flexibilidade aos fios.

Um bom condicionamento depende diretamente dos produtos utilizados. A especialista ressalta que o segredo é descobrir quais itens são ideais para cada tipo de cabelo. Cosméticos à base de óleo de buriti podem ser uma boa aposta.

 

3. Secagem

A secagem das madeixas é um passo importante para garantir um bom resultado final. O ideal, conforme orienta Daniela, é não secar os fios diretamente com o secador. Para definir os cachos, a melhor alternativa é o difusor – acessório que pode ser encaixado na saída de ar do aparelho.

A recomendação é manter a temperatura e a velocidade do secador não muito altas. “Assim, você não corre o risco de desmanchar ou sobreaquecer os cachos”, orienta Daniela.

 

4. Finalização

A finalização ajuda a garantir a beleza e a duração do visual. Nesta etapa, o leave-in é seu melhor aliado. “Ele é um produto sem enxágue, cuja finalidade é prolongar a beleza dos fios, envolvendo-os e protegendo-os do calor e da sujeira”, explica a cabeleireira. “Pode ser aplicado em todo o comprimento do cabelo, menos na raiz, depois da lavagem”, esclarece.  

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!