Cabelos

Conheça os principais produtos aplicados na hidratação para cabelos

Por Redação Doutíssima 25/06/2014

O sol, o mar e até mesmo os banhos quentes durante o inverno acabam prejudicando os fios de cabelos, que necessitam de cuidados cada vez mais intensos, em especial aqueles quimicamente tratados. Nestes casos, a solução mais conhecida e recomendada é a hidratação para cabelos.

Hidratação para cabelos é essencial

Existem inúmeros procedimentos que podem ajudar a recuperar os fios danificados e trazer novamente aquela aparência mais saudável. A hidratação para cabelos se torna essencial, principalmente porque a exposição ao sol, ao vento e ao secador altera as propriedades naturais dos fios, ainda mais quando eles passaram por procedimentos, como mechas, colorações e alisamentos.

hidratação para cabelos

Hidratação recupera fios danificados e dá a eles mais brilho e luminosidade. Foto: Shutterstock

Quando as propriedades naturais dos fios são alteradas, as cutículas acabam danificadas, o que provoca a perda de água – vem daí a necessidade da hidratação para cabelos. Já nos processos químicos, ocorre a modificação da estrutura do fio, podendo resultar na perda de aminoácidos e, nestas situações, é preciso recorrer à reconstrução capilar como método mais eficaz.

Produtos de hidratação para cabelos

Há uma variedade de produtos e tratamentos que podem auxiliar no processo de hidratação para cabelos e que estão disponíveis em estabelecimentos comerciais e nos salões de beleza.

Ninguém melhor do que um profissional para indicar as opções mais adequadas ao seu tipo de cabelo em particular. Geralmente, os especialistas têm ao menos duas preferências em linhas de produtos, com marcas de cosméticos de princípios ativos diferentes.

Hidratação para cabelos com óleos vegetais

Profissionais da área argumentam que o tratamento ideal de hidratação para cabelos deve incluir os óleos vegetais, como, por exemplo, o de oliva e o de semente de linho. Outros óleos tido como essencial é o ylang ylang, cujos estudos comprovaram sua eficácia para o desenvolvimento do brilho e o condicionamento dos fios. Recomenda-se evitar fórmulas que contenham óleos minerais.

Caso seja necessária uma reconstrução do fio de cabelo, é frequentemente indicada a queratina, que também auxilia na hidratação para cabelos. Estima-se que 90% do cabelo é composto por queratina, uma proteína espiralada.

Quando os fios passam por algum processo químico, ela se perde. Os tratamentos, então, repõem esses aminoácidos e conseguem reestruturar o fio. Sem a queratina, o cabelo fica ressecado e quebradiço. Dessa forma, para uma hidratação para cabelos totalmente eficaz, a aplicação de queratina ocorre de forma aliada ao calor, o que potencializa os efeitos do tratamento.

Tipos de produtos para hidratação para cabelos

Confira três tipos de produtos usados em salão de beleza com o objetivo de uma hidratação para cabelos:

1. Cataplasme: trata-se de um produto em formato de pó e de uso profissional da marca L’Oréal, que contém em sua base figo e ginseng. O pó deve ser misturado à máscara hidratante, sendo que a fórmula promete nutrir os cabelos muito sensibilizados. O resultado são fios mais leves, brilhosos e nutridos. Também ajuda a realçar a cor dos cabelos tingidos.

2. Queratinização e nanoqueratinização: a queratinização é a hidratação para cabelos mais indicada para danos com fissuras grandes nos fios. O procedimento inicia com o uso de um xampu de limpeza profunda para abrir as cutículas do cabelo. Assim, torna-se possível a aplicação da queratina, aliada ao calor do secador. A nanoqueratinização usa moléculas menores de queratina, funcionando como uma hidratação profunda para cabelos menos ressecados.

3. Semi de Lino: produtos como este composto extraído de sementes de linho são ricos em vitamina E. Portanto, têm ação antioxidante, que proporciona força e luminosidade aos cabelos, deixando-os fáceis de pentear. O produto ajuda na recuperação das pontas e forma uma película protetora nos fios. Também costuma deixar as luzes mais vivas e tira o excesso de química dos cabelos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Saiba se o seu cabelo precisa de hidratação ou cauterização

Veja 4 dicas simples para proteger seus cabelos no inverno

Preparamos 5 dicas de como cuidar de cabelos com selagem

Óleo de argan: um passo a passo para rejuvenescer seus cabelos

Cauterização capilar: conheça esta técnica de hidratação do cabelo

Grávida pode alisar o cabelo? Veja cuidados durante a gestação

Veja como e por que usar o shampoo a seco nos cabelos