Cabelos

Cabelo longo com franja: veja como usar e manter o corte

Por Redação Doutíssima 05/08/2015

As franjas são um dos ícones no visual feminino que, independente da estação, têm espaço garantido no look das mulheres. Elas ajudam a modelar melhor o rosto, valorizando a fisionomia e destacando as partes mais bonitas da face. Por isso, o cabelo longo com franja é um dos mais adorados.

Jéssica Marangoni,  técnica e cabeleireira da Senses Cosmetics, esclarece que há tipos de franjas ideais para cada um dos formatos de rosto. Por isso, é importante consultar um especialista antes de passar a tesoura nas madeixas. Ele poderá dizer se você necessita de uma franja reta, repicada, longa ou meia lua.

cabelo longo com franja

Franja renova o visual e possibilita criar diferentes penteados. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para usar cabelo longo com franja

Mas, afinal, como acertar na definição do corte de cabelo longo com franja? Jéssica conta com algumas dicas:

Franja reta

O corte com a franja reta deve ser feito logo acima da sobrancelha ou sobre ela. É indicado principalmente para quem tem rosto oval comprido. Mulheres que devem evitar o corte: com rosto redondo e quadrado, pois esse tipo de franja acentua a expressão.

Franja desfiada

O corte desfiado de franja é indicado para os rostos redondos e quadrados. As mulheres que têm cabelo curto devem evitar, pois ele não fica harmonioso. Não é indicado, também, para quem tem o rosto pequeno e delicado, pois a franja deixa a face ainda menor.

Franja meia-lua

O corte de franja meia lua é indicado para rostos ovais e quadrados. Ele deve ser evitado por mulheres com com cabelos crespos e cacheados ou que tenham o rosto redondo.   

Franja longa

          

O corte longo da franja é indicado para os rostos ovais e quadrados. Ele não fica bem em mulheres com o rosto redondo ou muito comprido.

Independente do seu corte, de acordo com Jéssica, é importante lançar mão de alguns truques para garantir uma aparência linda no cabelo longo com franja. “Use sempre uma escova grande com secador para modelar. Enquanto estiver secando, a dica é puxar toda a franja para frente, criando volume”, recomenda.

Além disso, segundo ela, é importante fazer uma manutenção periódica no corte de cabelo longo com franja. “Para manter a franja em ordem, é importante voltar ao salão no período de 15 a 20 dias. No caso de cabelos longos, é recomendável voltar ao salão para renovar o corte a cada três meses”, destaca.

 

Penteados para cabelo longo com franja

Antes de começar qualquer penteado, a dica de Jéssica é apostar no leave-in. “Ele garante proteção térmica do calor da chapinha e do secador. Assim, o cabelo fica liso e solto, sem ficar pesado”, aponta ela.

Em relação aos penteados em si, as opções são as mais variadas. Jéssica cita alguns penteados e referências: o meio preso e meio solto, adorado pela atriz Emma Stone, é uma das opções. O penteado retrô, com coque baixo e topetinho, inspirado em Taylor Swift, é outra alternativa.

O coque alto com franja, que já foi escolhido por Demi Lovato, fica igualmente charmoso. Já as mulheres românticas podem investir na tiara-trança, deixando a franja soltinha. Inspirações não faltam.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!