Remédios Caseiros

Aprenda a combater a micose com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 13/10/2014

A micose é uma condição causada pela junção de fungos de diversas espécies em certas zonas da nossa pele ou das nossas mucosas, como a bucal e intestinal, por exemplo. Ela também pode aparecer zonas que são mais úmidas no nosso corpo, como nas axilas, abaixo dos seios e nas dobras da nossa pele, assim como entre os dedos dos pés e as unhas, onde é mais comum.

micose

Os fungos que causam a micose podem sumir com remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar a micose

Normalmente as lesões causadas pela micose afetam apenas a pele, e a sua capacidade de proliferação depende, principalmente, da espécie de fungo que a está causando – as mais violentas, por exemplo, advêm de fungos que são adquiridos pelo ser humano através do solo ou dos animais. Embora não seja considerada graves, porque atinge apenas as camadas mais externas da pele, a micose pode causar muito incômodo e, por isso, é importante saber como tratá-la.

É possível que você queira recorrer a um dermatologista, o que é bastante recomendado. Mas a micose, paralelamente, também pode ser tratada em casa, com receitas caseiras. Basta você ter um pouco de atenção à rotina e seguir algumas dicas especiais.

Saiba como acabar com a micose com 3 receitas caseiras

Alho

O alho é um alimento que possui diversas propriedades medicinais. Ele é considerado antibactericida, antioxidante e digestivo, por exemplo. Além disso, o alho é um ótimo remédio para a circulação do sangue e eliminação de líquidos. No caso da micose, o alho se destaca por suas propriedades antifúngicas.

Para usá-lo, faça o seguinte: amasse três dentes de alho até formar uma pasta, aplique sobre a zona afetada pela micose e coloque uma gaze por cima, para potencializar a ação. Agora é só esperar por 20 minutos e retirar a gaze.

Aloe Vera

O aloe vera é outro produto natural, que você pode ter em casa e é muito usado no tratamento de diversas condições. E realmente essa substância possui diversas propriedades positivas para o corpo humano. Dentre elas está a regenerativa e a cicatrizante, ajudando a melhorar os tecidos cutâneos.

Para usar o aloe vera no tratamento das micoses é muito fácil. Basta extrair o gel de uma folha da planta e aplicar sobre o local afetado, preferencialmente antes de dormir. Aí você deixa atuando ao longo da noite, retirando no outro dia. Fácil, não?

Azeite de Oliva

Se você gosta de cozinhar, provavelmente deve ter azeite de oliva em casa. Ele é indispensável para aqueles que gostam de uma alimentação saudável, em razão de diversas propriedades que estão presentes em sua fórmula. Uma delas é o efeito protetor e tonificador sobre a pele – o que pode auxiliar na luta contra as micoses.

Azeite de oliva é um ótimo remédio natural contra a micose. Foto: iStock, Getty Images

O azeite de oliva pode ser um ótimo remédio contra a micose. Foto: iStock, Getty Images

Para usá-lo, basta misturar duas colheres de óleo de orégano – que você também deve ter em casa – com duas colheres de azeite de oliva. Então molhe essa mistura com um algodão, e aplique sobre a zona que contém a micose.

Caso esses tratamentos não surtam o efeito desejado e a situação continue a mesma ou piore, procure um médico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!