Dica do Dermatologista

Quer clarear axilas? Confira técnicas que podem ajudar você

Por Redação Doutíssima 28/04/2014

Está precisando clarear axilas? Saiba que esse é um problema comum e com muitas formas de resolver. As axilas escuras são desconfortáveis, especialmente quando você pensa em usar uma blusa elegante, mas sem mangas.

 

Por que as axilas ficam escuras?

A coloração escura da pele na região das axilas geralmente não é uma doença ou condição médica. Axilas escuras podem ser uma resposta da pele à exposição a certos elementos, semelhante a um bronzeado.

clarear axilas

Limão e bicarbonato de sódio são opções para diminuir coloração escura das axilas. Foto: iStock, Getty Images

Você costuma raspar os pelos de seu corpo? Esse hábito é a causa mais comum para as axilas escuras. Além disso, o uso regular de cremes para a remoção de pelos, transpiração excessiva, má ventilação das axilas, acúmulo de células mortas na pele e uso de desodorantes e antitranspirantes à base de álcool são fatores que podem contribuir.

Por vezes, as axilas escuras também são um resultado de uma condição médica, que é conhecida como Acantose Nigricante, muitas vezes associada com resistência à insulina, obesidade, desordens hormonais, alguns medicamentos e câncer.

 

Como clarear axilas?

Existem muitos tratamentos para clarear axilas. Um creme tópico ou pomadas são amplamente disponíveis para tratar essa condição, atuando para inibir a produção de melanina na área. Normalmente, os resultados são observados em algumas semanas.

Há também alguns tratamentos que oferecem bom resultado em pouco tempo, embora possam ser um pouco caros. Peelings químicos, por exemplo, são capazes de descascar a camada mais externa da pele afetada. Procedimentos de terapia a laser e dermoabrasão são igualmente usados para retirar a camada externa da pele danificada.

Outras formas de tratar as axilas escuras são os remédios caseiros. É claro que quando você optar por esse tipo de tratamento, deve aplicar o método em uma pequena área de pele para verificar se não irá causar uma reação alérgica. Veja alguns métodos para clarear axilas:

1. Limão

Para remover as células mortas da pele e clarear axilas, esfregue uma fatia de limão na pele por alguns minutos. Deixe o suco secar e depois lave a área. Por fim, aplique um bom hidratante.

2. Bicarbonato de sódio

Misture bicarbonato de sódio e água para fazer uma pasta grossa. Use essa pasta para esfoliar suas axilas. Lave a área e repita o método algumas vezes por semana. O bicarbonato de sódio ajuda a remover as células mortas da pele, que é uma das principais causas de axilas escuras.

3. Óleo de coco

O óleo de coco contém vitamina E, que ajuda a clarear axilas. Massageie as axilas escuras com óleo de coco. Deixe agir de 10 a 15 minutos. Lave a área com sabão neutro e água morna.

Clarear axilas é importante para as mulheres

Uma pesquisa global encomendada pela empresa Dove e realizada pela consultoria TNS para entender o comportamento feminino em relação às axilas aponta que 95% delas se preocupam com a aparência da região.

No Brasil, a pesquisa aponta que, apesar de não considerar as axilas uma área atraente, sua aparência é um fator muito importante para a mulher brasileira.

A aparência das axilas também reflete o comportamento das brasileiras: 35% das entrevistas afirmaram já ter mudado a roupa que iriam vestir por não sentirem segurança quanto à aparência dessa parte do corpo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!