Clínica Geral

Dor nos seios: o que são mitos e verdades sobre este incômodo

Por Redação Doutíssima 03/08/2014

Existem mitos que parecem verdade. E a dor nos seios não foge a essa regra: muitas teorias são criadas sobre o que pode causar este incômodo, mas nem todas elas são exatamente verídicas.

Dor nem sempre é sinal de doença

O fato é que, em geral, esta dor não é um sintoma de muitas doenças de risco para a mulher, mas, se você senti-la, é recomendável que procure um médico. Exames regulares também são importantes como medida preventiva.

dor-nos-seios

Episódios de estresse, de depressão e de ansiedade podem provocar dor nos seios. Foto: Shutterstock

É preciso buscar esclarecimentos sobre qualquer dor que atinja os seios, mesmo que seja para confirmar ou afastar algum dos mitos que cercam o assunto. A falta de informações pode fazer com que você negligencie a sua saúde ou, então, se preocupe de forma desnecessária, se privando de determinadas situações.

Alguns mitos sobre a dor nos seios

Amamentar causa muita dor: muitas mulheres descobrem que, após alguns dias de amamentação, há dor nos seios. Mas o fato é que essa dor é totalmente suportável, e ela só ocorre porque o bebê não está sugando bem o peito.

– A tão importante mamografia gera dor: não se prive de fazer mamografia por causa de uma suposta dor a atingir os seus seios. É verdade que o procedimento causa algum incômodo, mas ele não provoca uma dor insuportável.

As mulheres que ainda menstruam devem se organizar para fazer a mamografia durante as primeiras semanas de seu ciclo menstrual, porque aí as mamas estão menos sensíveis. Se você sentir dor ao fazer mamografia, fale com a especialista que está realizando o exame.

– Se há dor e um nódulo, tenho câncer de mama: não é uma verdade absoluta. Em geral, o câncer de mama não causa dor, apenas em uma baixa percentagem e em casos mais avançados da doença.

O fato é que não há qualquer relação entre o nódulo provocar dor nos seios e o câncer de mama. Se você está em dúvida, procure um médico.

– Dor no seio é sinônimo de TPM: não necessariamente. Nem todas as mulheres tem TPM, a famosa tensão pré-menstrual. Além disso, há mais de 150 sintomas possíveis para caracterizá-la, mas eles variam de pessoa para pessoa. Ou seja, é um mito dizer que a dor nos seios é, obrigatoriamente, sinônimo de TPM.

Algumas verdades sobre a dor nos seios

Estresse, depressão e ansiedade causam dores: sim, nessas situações, há liberação de certos hormônios das mulheres, que deixam os tecidos das mamas um pouco mais sensíveis e reações que culminam em dor.

– Seios doloridos por problemas em outras áreas: é verdade, já que nosso corpo é uma máquina que funciona de forma harmoniosa. Assim, se você tem, por exemplo, algum problema que comprime os nervos do seu pescoço, isso pode se refletir e causar dor nos seus seios.

Dor durante o ciclo menstrual: apesar de a dor durante a TPM ser um mito, falar que o ciclo menstrual pode causar dor nos seios é verdade. Essa não é uma doença em si, mas uma resposta dos seios à liberação dos estrógenos, os hormônios femininos. Essa dor normalmente acontece nos dois seios e na sua parte superior, próximo às axilas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!