Clínica Geral

Borborigmo: o que significa e como tratar o ruído estomacal

Por Redação Doutíssima 10/07/2015

Quando você está com fome, é comum ouvir aquele ronco característico vindo do estômago. Os movimentos barulhentos do sistema digestivo são comuns e recebem um nome um tanto complicado: borborigmo. No entanto, é importante ficar atento, pois eles podem indicar alguma condição fora do padrão ou doença.

O que é o borborigmo

A Sociedade Britânica de Gastroenterologia (British Society of Gastroenterology) explica que o borborigmo acontece quando líquidos e gases no estômago e no intestino ficam indo e vindo no canal. São os movimentos naturais dos órgãos que fazem o conteúdo “balançar”, causando barulhos.  

borborigmo

Barulhos vindos do sistema digestivo podem significar constipação intestinal. Foto: iStock, Getty Images

O barulho pode indicar fome, ansiedade ou medo e acontece com frequência em quem é portador da síndrome do intestino irritável. Obstrução do canal intestinal e Doença de Crohn também podem causar barulhos altos no trato digestivo, acompanhados por dores abdominais.

Para se certificar de que não há nada de errado no seu trato intestinal, observe a frequência do borborigmo e se ele aparece junto com dores ou outros sintomas preocupantes. Em uma consulta, um médico irá usar o estetoscópio para ouvir o trato intestinal e investigar se há algo comprometendo a saúde.

Quando o borborigmo indica problemas

Enquanto o borborigmo é normal, ele pode acontecer com mais frequência quando há um problema no trato gastrointestinal. Constipação e a parada total dos movimentos intestinais costumam causar barulhos na região.

Conforme a National Library of Medicine, do governo dos Estados Unidos, íleo adinâmico é o nome dado à parada do íleo, órgão que faz parte do sistema digestivo. Sem seus movimentos, o tubo digestivo acumula gases, fluídos e o bolo alimentar, que não consegue chegar ao final do canal para ser excretado do corpo.

Quando há constipação, ao tentar ouvir a movimentação intestinal com um estetoscópio, um profissional da saúde irá identificar que o ritmo está fora do padrão normal. Em casos de íleo adinâmico, não é possível ouvir barulho algum de movimentação, um caso preocupante.

A hiperatividade intestinal também pode causar mudanças no barulho. Se tanto o aumento ou a diminuição dos sons vier acompanhado de outros sintomas, principalmente dores, diarreia e vômitos, a necessidade de consultar um médico é urgente.

O mesmo órgão norte-americano ressalta a necessidade de uma consulta quando há hiperatividade seguida da constipação ou parada completa dos movimentos do intestino. Essa sequência de atividades pode significar ruptura ou estrangulamento do tubo digestivo.

O que fazer quando perceber o barulho

Salvo os casos em que a condição têm causas mais sérias, como obstrução e outros problemas intestinais, não há tratamento ou remédio que diminua o barulho causado pelo sistema digestivo.

A fome é uma das causas do barulho e para tratá-la, basta se alimentar. Com ansiedade e medo, outros fatores que ativam o borborigmo, o ideal é se acalmar. Meditação, respirações e outras técnicas ajudam a diminuir o nervosismo causado por esses sentimentos, deixando você mais tranquilo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!