Clínica Geral

Mudar os hábitos para o futuro: conheça dicas simples para evitar a incontinência urinária

Por Redação Doutíssima 04/04/2014

incontinência urinária

Se você está propenso a ter incontinência urinária ou não, é importante cuidar de si mesmo e conhecer pequenos hábitos de um “estilo de vida saudável” a serem tomados para evitar ou prevenir a incontinência urinária.

Para recapitular, existem três tipos de incontinência:

. A incontinência de esforço: você ri, espirra, salta e ops, vazou, você fez xixi.

. Incontinência hiperativa, mais conhecida como “bexiga hiperativa”: você sempre tem vontade de urinar e, normalmente com urgência;

. Incontinência mista: ela inclui os dois tipos anteriores de incontinência.

 

Bexiga e períneo: nossos dois aliados para evitar a incontinência urinária

 

O primeiro ator é a bexiga: para funcionar normalmente, ela deve estar perfeitamente suspensa e posicionada. Ela possui uma “torneirinha” na sua saída, que abre e fecha de acordo com as informações que recebe do cérebro. A bexiga é controlada por meio de reflexos neurológicos, tudo isso é feito inconscientemente. “Eu tenho que fazer xixi, eu estou pronta, torneira, você pode abrir-se” ou “Eu não estou pronta, permaneça fechada até nova ordem.”

Algumas vezes a pressão é muito elevada (quando temos muita vontade de urinar). Mesmo que a bexiga funcione muito bem, neste caso há uma distensão e abertura da torneira (pois a pressão foi demais para a bexiga!): algumas gotas vão passar através da uretra. É aí que o períneo atua como uma segunda trava de segurança.

O períneo é o segundo ator a entrar em cena, composto por uma dezena de músculos, aqui nós estamos interessados ​​em um deles: o esfíncter uretral. Por quê? Por se tratar de vários pequenos anéis que circundam a uretra. Quando o períneo é contraído, os anéis se fecham e enviam uma pressão de fechamento: a urina é retida. Daí a importância de ter um períneo tonificado para garantir a continência.

Vale a pena notar que controlamos o nosso períneo de maneira consciente, enquanto que a torneira da bexiga não.

Agora você entende que o processo de urinar é realizado por dois atores que atuam em perfeito equilíbrio. Apenas se eles enfraquecerem ao longo do tempo, com os partos, os nossos maus hábitos em termos de atividades físicas diárias, alimentação e bebidas, os vazamentos ocorrerão. E então o que fazer?

A prevenção é o melhor remédio para esta doença. Então confira as nossas dicas para evitar e prevenir a incontinência urinária.

 

Diariamente, evite tudo o que faz pressão sobre a bexiga

 

incontinência urinária

À medida que exercemos uma pressão sobre a bexiga, microtraumas nos ligamentos das paredes da bexiga vão aparecendo. A bexiga será menos bem suspensa e ela poderá mesmo descer um pouco, com relação ao seu lugar normal no corpo humano. E uma bexiga “fora do lugar” não funcionando como deveria a menor pressão pode abrir a “torneirinha”. Então nós devemos evitar qualquer tipo de pressão sobre a bexiga e devemos contrair o períneo para controlar a saída da urina. Ao contrair o períneo, nós impedimos pequenos vazamentos e ao mesmo tempo nós tonificamos este músculo.

Sem pressão

> Não “empurre” a urina para que ela saia mais rapidamente, deixe-a sair numa velocidade natural! Fazemos isso muitas vezes sem perceber, principalmente quando estamos com pressa.

> Limite o ganho de peso! Atenção redobrada durante a gravidez. Trinta quilos mais pesado, e você exerce uma pressão muito grande sobre a bexiga.

> Cuidado com o tabaco – que pode provocar uma tosse crônica. Sempre que você tosse, você exerce uma pressão sobre a bexiga. É neste momento que ela pode sofrer microtraumas. Sem mencionar a nicotina, que é um irritante do músculo da bexiga e, portanto, uma fonte de incontinência de urgência.

> Cuidado com qualquer movimento que precise dos seus músculos abdominais. Assim que eles se contraem, a pressão intra-abdominal ocorre e empurra a sua bexiga. Por exemplo, evite transportar cargas muito pesadas, pois conforme a sua postura, você força mais ou menos os músculos do abdômen, de modo que você empurra mais ou menos a sua bexiga. Atenção: isso não quer dizer que não é recomendável que você faça exercícios abdominais, estamos falando de carregar cargas muito pesadas com uma postura inadequada. Os abdominais devem ser feitos trabalhando os músculos em profundidade e com os movimentos corretos. Peça um aconselhamento ao seu médico ou profissional do esporte.

 

Saiba utilizar o seu períneo

 

Apesar de tudo, você vai encontrar-se em situações em que seus músculos abdominais serão solicitados e então você não poderá evitar colocar pressão sobre a bexiga. Sem pânico, apenas devemos antecipar tudo isso.

Como? Adotando uma regra de ouro: utilize o períneo para bloquear o xixi. Esta contração será sentida mais na parte alta do períneo. Nosso períneo neutraliza a pressão: ele ajuda a bexiga a permanecer alta e bloqueia a urina que quer se aventurar na uretra. O seu períneo deve ser tonificado, pois você deverá utilizá-lo ao mesmo tempo em que a sua bexiga também é utilizada.

> Se o períneo realmente foi enfraquecido por causa do parto, apenas a reeducação muscular com a orientação de um profissional será capaz de resolver o problema. Além disso, você será aconselhada a fazer pequenos exercícios para trabalhar os músculos do períneo.

> Cuidado com a postura. Um salto muito alto, por exemplo, causa uma mudança na sua postura, que altera a relação entre os músculos abdominais e perineais e enfraquece o períneo, tornando-o menos tonificado.

Infelizmente, a contração do períneo não é a solução para tudo, pois caso a sua bexiga tenha se deslocado muito (caso ela tenha descido) a única solução será a cirurgia. Um super períneo não é suficiente neste caso.

 

Outros conselhos para evitar a incontinência urinária.

 

> Evite beber muito café, chás que contêm cafeína, vinho branco, cerveja, champanhe, refrigerantes, bebidas gaseificadas, bebidas ácidas, frutas cítricas, alimentos picantes e até mesmo tomates! Eles “excitam” a bexiga. Essas bebidas excitantes causam vontade de fazer xixi – em todos, até mesmo os homens – e perturbam o bom funcionamento da bexiga.

> Evite o xixi de precaução – aquele que você faz antes de um passeio de carro ou um filme, enquanto a vontade é quase ausente. Você dá maus hábitos para a sua bexiga: você faz xixi enquanto a necessidade não é tão urgente.

> Acostume a sua bexiga a urinar frequentemente! Não tão frequentemente, mas também não muito espaçadamente. O ideal é que você faça xixi de 5 a 8 vezes durante 24 horas. Além disso, esvazie bem a sua bexiga a cada vez que você urinar, ou seja, certifique-se de que você eliminou todo o xixi.

> Beba água: não exageradamente e também não de maneira insuficiente. Beber água de maneira exagerada pode atrapalhar e não beber suficientemente não ajuda em nada.

> Os antidepressivos e os ansiolíticos perturbam bom o funcionamento neurológico da bexiga: as informações enviadas pelo cérebro podem ser afetadas.

 

No vídeo abaixo confira dica de exercício de prevenção e redução de incontinência urinária.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Problemas para fazer xixi: aprenda a evitar a infecção urinária e tenha uma vida mais tranquila

Como acabar com o xixi na cama

10 sintomas da infecção urinária: como eles se desenvolvem e como tratar

Para quê serve o exame de urina? 

O que a urina pode dizer sobre a sua saúde

Como prevenir a infecção vaginal

Como controlar a dor do parto