Dica do Nutricionista

O que comer para engordar? Confira dicas saudáveis

Por Redação Doutíssima 12/07/2015

É comum encontrarmos pessoas obesas focadas em emagrecer e que procuram ingerir alimentos que ajudem nessa meta. Mas o contrário também pode acontecer. Quem é muito magro quer ganhar peso e massa muscular. Nesse caso, o que comer para engordar?

É importante ressaltar que a avaliação sobre o quanto um pessoa precisa ganhar de peso é tarefa para profissionais da saúde.

“Pode ser avaliação antropométrica por medição de dobras, por bioimpedância ou pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Esses são os métodos mais usuais, se o paciente está com esses índices abaixo do mínimo recomenda-se que faça uma dieta para ganho de peso”, diz a nutricionista Liliana Gross.  

 

o que comer para engordar

Alimentação e atividades físicas precisam andar juntas na vida de quem quer engordar. Foto: Shutterstock

Cuidado ao escolher o que comer para engordar

A quantidade de peso que o paciente precisa alcançar vai depender do percentual de gordura e massa muscular. Outro ponto fundamental, destacado pela nutricionista, é a importância de saber diferenciar os conceitos de engordar e ganhar massa muscular.

De acordo com Liliana, engordar é ganhar massa gorda, o que não se quer, salvo em casos de estar com gordura abaixo do mínimo. “Adquirir massa muscular é ganhar massa magra, é estar pesada, mas não gorda”, diferencia a nutricionista.

Outra questão importante é avaliar também o gosto de cada pessoa ao definir o que comer para engordar. Normalmente, usa-se proteínas magras e carboidratos integrais e com baixo índice glicêmico.

Também são indicados a gordura rica em omega 3, 6 e 9; frutas, verduras e água.

Segundo Liliana, quem quer saber o que comer para engordar deve prestar atenção em duas dicas. A primeira é priorizar alimentos ricos em nutrientes, como peito de frango, peixe (salmão e tilápia) e gado (paleta, patinho).  

Eles devem ser combinados com mandioquinha, aipim, batata doce, arroz integral, cuscuz, aveia, azeite de oliva, gordura de coco, manteiga, creme de amendoim, amendoim, castanhas do Pará, nozes, abacate, banana, manga, uva, suco de uva, açaí, entre outros.

Um acompanhamento com nutricionista vai poder abrir esse leque e oferecer mais opções ao paciente. E, mesmo para quem quer comer para engordar, é válida a orientação de se alimentar a cada três horas.

Comer para engordar e também fazer exercícios

A segunda dica vale ouro: não se pode falar em mudança corporal apenas com alimentação. Sempre haverá a necessidade de combinar a dieta com alguma atividade física.

“Para o ganho de massa muscular tem que fazer exercício, sem o estímulo, o músculo não irá se desenvolver”, completa a nutricionista, que sugere uma parceria entre profissionais devidamente qualificados de nutrição e educação física.

Durante a dieta para engordar, evite perder o foco. Para não ser surpreendido por refeições que estão fora do seu plano alimentar, é importante organizar uma rotina tanto para a alimentação quanto para os exercícios.

Aproveite aquele horário com menos compromissos para que transformá-lo no momento dos exercícios. Além disso, vá ao mercado e compre o que você vai precisar para a semana. Esse cuidado evita que refeições sejam puladas por não ter nada disponível em casa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!