Dica do Nutricionista > Nutrição

Veja como funcionam os suplementos para queimar gordura

Por Redação Fortíssima 30/08/2016

Os suplementos para queimar gordura fazem sucesso entre os frequentadores de academia e fãs de musculação que desejam eliminar aqueles quilos a mais, mas sem abrir mão de construir massa muscular. Mas você sabe como esses produtos funcionam no organismo? É preciso cuidado antes de começar a usar. 

Os efeitos dos suplementos para queimar gordura

Os suplementos alimentares são considerados anabolizantes, porém não no sentido que costumamos conhecer. O termo é usado para classificar todas as substâncias que têm efeito construtor no organismo, como carboidratos e proteínas.

Entretanto, o mesmo nome também é usado popularmente para identificar substâncias que são capazes de dopar o indivíduo e que não são produzidas pelo organismo, a exemplo da testosterona sintética, utilizada para aumentar a massa muscular.

Entendeu a diferença? Agora podemos falar dos suplementos para queimar gordura que são naturais. Aqueles feitos à base de cafeína, por exemplo, estimulam o organismo a eliminar gordura por terem em sua fórmula uma substância termogênica natural, benéfica para quem necessita acelerar o metabolismo e perder peso de forma rápida.

O óleo de coco, outro componente bastante utilizado, auxilia na redução de colesterol e gordura do corpo, principalmente na região abdominal. Óleo de cártamo é outro componente que controla os níveis colesterol e acelera a queima de gordura, pois influencia o metabolismo.

O chá verde também tem propriedades termogênicas, pois possui catequinas e cafeína em sua composição. Outra opção são os suplementos ricos em fibras. Esse componente não tem propriedade termogênica, mas regula o funcionamento do seu intestino e a sensação de saciedade.

suplementos para queimar gordura

Os suplementos à base de cafeína, por exemplo, aceleram o metabolismo. Foto: iStock, Getty Images

Aliar exercícios à alimentação equilibrada é opção

Consumir apenas suplementos não é suficiente e nem considerado saudável. É necessário unir atividade física e alimentação equilibrada para alcançar o peso e forma física que deseja. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, 51% da população brasileira com mais de 18 anos está com sobrepeso.

Confira dicas para adotar uma alimentação estratégica e fazer exercícios na medida certa, segundo orientações de Patrick Rocha, presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC).

Hidrate-se

Ingerir água ajuda no bom funcionamento do metabolismo. Não manter o seu corpo hidratado pode atrapalhar o seu rendimento não só na academia, mas como também causar dores de cabeça e fadiga.

Evite frituras

Alimentos fritos podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares por conterem gorduras que não são nada benéficas. Diversifique o seu cardápio e procure alternativas para escapar desses tipos de pratos.

Pratique atividade física intervalada

Realizar atividade física intervalada é mais eficiente do que passar o dia na academia. Essa rotina de exercícios é alternada entre momentos de exercícios de intensidade moderada com ciclos mais intensos. Essa variação ajuda a aumentar a massa muscular e queimar gordura.

Vale lembrar que todas as atividades físicas e dietas alimentares devem ser acompanhadas por um profissional da área para evitar lesões e possíveis deficiências nutricionais.

E você, costuma usar suplementos para queimar gordura? Conte para a gente quais são os resultados e aproveite para conferir mais dicas para ter uma vida saudável.