[the_ad_group id="16401"]
Exercícios

Descubra a importância da atividade física de crianças a idosos

Por Redação Doutíssima 02/04/2015

Você sabe qual a importância da atividade física nos primeiros anos de vida de uma pessoa e na terceira idade? Provavelmente, o que você sabe é que  a prática de exercícios físicos aumenta a qualidade de vida.

 

Mas, além disso, é importante entender que mexer o corpo adequadamente, especialmente para crianças e idosos, pode fazer muito pela saúde corporal e também mental.

importancia da atividade fisica

A prática de exercícios físicos é indicada para pessoas de todas as idades. Foto: iStock, Getty Images

Importância da atividade física para os idosos

Vida mais longa e com uma qualidade melhor que no passado. Não é à toa que os idosos do século 21 têm os méritos dessa conquista. De acordo com um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Academias, em 2012, pessoas acima de 60 anos representam 30% do público que deseja manter a saúde nesses ambientes.

 

A recompensa, com certeza, aparece com o tempo. Segundo o educador físico Welligton Monteiro, da Academia  Fluyr Saudável, a importância da atividade física é fundamental para que se tenha uma boa capacidade funcional e autonomia física durante o processo de envelhecimento.

 

Monteiro afirma que uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda, e que parte dos benefícios dos exercícios contribuem na prevenção delas por meio de diferentes mecanismos.

“A atividade física fortalece a musculatura, melhora o equilíbrio, contribui na manutenção e no aumento da densidade óssea, ajuda no controle do diabetes, artrite, doença cardíaca e diminui sintomas de depressão”, ressalta. E a lista de benefícios ainda inclui melhora dos reflexos, da postura, da flexibilidade e da mobilidade.

Segundo Monteiro, a importância da atividade física é indiscutível quando se sabe que a prática de exercícios na terceira idade reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos. “Esse fator facilita, inclusive, a adaptação à aposentadoria”, destaca.

importancia-da-atividade-fisica

Idosos já representam 30% entre aqueles que frequentam academias no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Quais são os melhores exercícios?

Embora os benefícios sejam inúmeros, para alcançá-los é necessário que, independente da atividade escolhida, a pessoa seja acompanhada e orientada por um profissional de educação física.

Nesse caso, cada modalidade tem uma função diferente. A musculação pode garantir o  aumento da força e resistência e a diminuição da pressão sobre as articulações. Já a dança, a melhora do equilíbrio e da coordenação motora e, o pilates pode  melhorar a respiração e a flexibilidade.

Importância da atividade física para crianças

para os pequenos, a importância da atividade física começa cedinho. Atividades que ajudem no desenvolvimento infantil podem ser praticadas desde os seis meses de vida com brinquedos que emitem sons.

Quando maiores, buscar alternativas que façam as crianças fugirem do sedentarismo é tarefa dos pais. Ir para a rua, brincar, pular, dançar e se divertir são alternativas que podem ajudar a evitar a obesidade.

importancia-da-atividade-fisica

Crianças têm reforço no desenvolvimento com a prática da atividade física. Foto: iStock, Getty Images

A partir dos oito anos, é a hora de apresentar a importância da atividade física por meio do maior número de modalidades esportivas e deixar com que eles escolham as que se adaptem melhor.

“Atividades coletivas e individuais auxiliam a formação de conceitos básicos de cidadania, ou seja, os aspectos afetivos, sociais, cognitivos, culturais e biológicos”, lembra Monteiro. Então, coloque os pequenos em movimento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]