Exercícios

Power mix trabalha a resistência e a queima de calorias

Por Redação Doutíssima 14/07/2015

Uma novidade nas academias promete animar ainda mais os treinos e eliminar as gordurinhas que estão sobrando. O power mix é um treino que mistura diversas tendências fitness, como o uso de barras e atividades de dança intensas.

 

Nas aulas, com duração média de 50 minutos, os alunos são orientados a coreografarem diferentes ritmos enquanto utilizam equipamentos para trabalhar força e resistência muscular.

 

Os pesos são carregados e levantados em barras e anilhas, cujas cargas são aumentadas progressivamente. No power mix, a capacidade cardiovascular é aprimorada o tempo todo, em função da intensidade necessária para realização do trabalho.

power mix

Com o uso de pesos, power mix ajuda a aprimorar a capacidade cardiovascular. Foto: iStock, Getty Images

 

Corpo fortalecido com power mix

Na modalidade power mix, o objetivo final do treino é trabalhar de forma completa e homogênea todos os principais grupos de músculos do corpo. Para isso, são misturados vários exercícios em uma única aula.

 

As atividades treinadas incluem movimentos de pump, ginástica, dança, musculação e alongamento, dependendo da composição feita pelo personal trainer ou orientador físico. O programa faz uso de anilhas e barras, sendo composto por três tipos de exercícios que são realizados em três blocos de trabalho localizado.

 

No final, todo o corpo é contemplado com um treino de cargas que vão aumentando aos poucos. Cada bloco é intercalado com séries de atividades focadas no treinamento cardiovascular, tomando cuidados com as capacidades fisiológicas de cada aluno.

 

Os benefícios do power mix incluem a melhora na resistência cardiorrespiratória, redução da gordura abdominal, definição muscular, melhor coordenação motora e alta queima de calorias. Tudo isso conquistado por meio de coreografias flexíveis e com poucas repetições durante as séries de exercícios.

 

Além disso, é possível atingir maior intensidade na musculatura localizada, com foco nas pernas e glúteos.

 

Como é feito o power mix

O treino de power mix é recomendado para pessoas que não sofrem de problemas articulares ou na coluna, que podem prejudicar sua condição. Conforme o praticante vai se adaptando aos exercícios, é possível perceber uma postura mais adequada, músculos definidos, corpo modelado e maior flexibilidade e equilíbrio.

 

Para quem quer perder peso, as atividades ajudam se combinadas a uma reeducação alimentar.

 

Nessa modalidade, são usados circuitos, jump, step, deslocamentos, halteres, barras, bolas, elásticos e caneleiras. Uma aula dura entre 45 minutos e 1 hora, nas quais são desenvolvidas coreografias.

 

O ideal é que sejam feitas as atividades pelo menos duas vezes por semana, para que os resultados sejam percebidos já em dois meses.

 

No centro de saúde mental da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, pesquisadores descobriram que a prática de exercícios ajuda adultos saudáveis a ter melhor qualidade de vida na terceira idade. Quando nos exercitamos, é possível revigorar a memória e a própria plasticidade do cérebro.

 

Além do corpo se manter em forma, ainda é possível prevenir doenças neurológicas, como mal de Alzheimer.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!