Exercícios

Treino de braço: saiba como trabalhar o “músculo do tchau”

Por Redação Doutíssima 27/07/2015

Sabe aquele desconforto em abanar para alguém na rua e ver as gordurinhas pendendo do braço? Esse é um problema bastante comum entre as mulheres, que querem a todo custo fortalecer o “músculo do tchau”. Em um treino de braço, é possível deixar a musculatura da região firme para não se preocupar em cumprimentar os conhecidos na rua.

 

Segundo uma pesquisa da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), os exercícios de musculação causam impacto no tecido adiposo e ajudam na queima de gordura, inclusive do tríceps.

treino de braco

Exercícios de extensão de cotovelo ajudam a tonificar a musculatura do braço. Foto: iStock, Getty Images

Para as mulheres, ocorre um maior acúmulo nessa região porque a retenção nelas é maior que nos homens. Além disso, o fortalecimento muscular feminino é mais difícil. Faça um treino de braço e dê “tchau” sem sentir vergonha.

 

Conheça o treino de braço para perder gordura

Os principais exercícios para compor um treino de braço, com a finalidade de perder gordura, são os que envolvem extensão do cotovelo. Todos eles trabalham o tríceps e, por isso, tonificam a musculatura da região.

 

Quando combinados com atividades aeróbicas, a queima de calorias é intensificada e é mais fácil ter um braço mais modelado. Pulley, flexão e tríceps testa são as modalidades mais eficazes.

 

Conquistar braços definidos é possível quando o foco dos treinos está na extensão intensa dos cotovelos. Em média, os exercícios devem ter entre oito e 12 repetições, ajustando o peso ao máximo que a pessoa aguente.

 

Em um treinamento com três séries, o ideal é levantar os equipamentos até que não seja mais possível movimentar os membros superiores, sempre tendo acompanhamento do educador físico.

 

No início de um treino de braço, é necessário realizar testes até que o corpo se adapte ao peso certo. Quando a pessoa consegue realizar mais repetições do que foi estabelecido, então se deve aumentar a carga.

 

Se fizer menos repetições, a carga precisa ser diminuída. Esse tipo de treinamento tem base na intensidade e construção musculares. O condicionamento inicial deve ser feito com pesos mais leves.

 

Treino de braço visa dar forma ao músculo

Antes do treino de braço, é fundamental realizar um aquecimento nos cotovelos, a fim de evitar problemas de articulação como a tendinite. Para relaxar a musculatura, o ideal é fazer os mesmos movimentos do treinamento com pesos bem leves, apenas para preparar o tríceps. Depois, as cargas são trocadas para os pesos específicos de tonificação e ganho muscular.

 

Quando for executar o movimento de extensão dos cotovelos, não faça exercícios para frente e para trás. Mantenha-os fixos, a fim de que a força se concentre sempre no músculo do tríceps. Relaxar o pescoço o máximo que conseguir também facilita o treino, pois não sobrecarrega a cabeça e o ombro, garantindo mais sustentação e força.

 

Os exercícios de tríceps, quando feitos com a pessoa deitada, isolam ainda mais o músculo. No entanto, é preferível fazê-los em pé, para que outras musculaturas auxiliares sejam trabalhadas também.

 

Alguns outros treinos de membros superiores exigem fortalecimento do músculo do tchau, como bíceps, peito e peitoral. Ainda assim, os movimentos de extensão do cotovelo são mais eficientes.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!