Exercícios

Confira 3 abdominais para perder barriga e entre em forma

Por Redação Doutíssima 17/08/2015

A dieta é fundamental, mas os abdominais para perder barriga também são grandes aliados na hora de manter a forma. Por muitos anos, esses exercícios foram vistos como a única maneira de deixar a barriga chapada. Mas recentes estudos mostram que, para isso, é preciso combinar alimentação e atividade física – os abdominais entram em cena para fortalecer a musculatura.

 

Alimentação ou abdominais para perder barriga?

A gordura da barriga pode aumentar a ocorrência de doenças perigosas. Aquela que fica entre seus órgãos é conhecida como gordura visceral, e oferece um maior risco de diabetes e doenças cardiovasculares. Os açúcares e carboidratos são alguns dos principais culpados por causá-la.

abdominais para perder barriga

Os abdominais devem complementar outros exercícios e uma alimentação equilibrada. Foto: iStock, Getty Images

Perder de peso significa criar um déficit calórico, por isso controlar o que é ingerido muitas vezes é mais importante que o exercício.

Um estudo publicado na revista Nutrition & Metabolism, em 2012, mostrou que a quantidade e a qualidade de proteína consumida foi inversamente proporcional à gordura na barriga. Em outras palavras, as pessoas que comiam mais e melhores tipos de proteína tinham menos gordura abdominal.

 

Isso significa que não adianta fazer abdominais para perder barriga? Depende. Se você possui uma dieta adequada e pratica exercícios de cardio, os abdominais podem potencializar seus resultados porque ajudarão a fortalecer a musculatura. Porém, é bom saber que eles não fazem todo o trabalho sozinhos.

 

Conheça exercícios abdominais para perder barriga

Para perceber os resultados dos abdominais, você precisa fazê-los com regularidade, pelo menos três vezes por semana. Além disso, um estudo realizado pelo Laboratório de Biomecânica da San Diego State University revelou quais são os melhores exercícios abdominais para o fortalecimento dos músculos do abdômen. Confira:

 

1. Abdominal “bicicleta”

Para fortalecer os músculos oblíquos do abdômen, o abdominal bicicleta é uma boa opção. Foto: Shutterstock

Para fortalecer os músculos oblíquos do abdômen, o abdominal bicicleta é uma boa opção. Foto: Shutterstock

Esse é o melhor exercício para achatar o músculo reto abdominal – músculos na frente do estômago que ajudam a dobrar o tronco. Além disso, esse é o segundo melhor exercício para fortalecer os oblíquos, grandes músculos localizados em ambos os lados do abdômen. Simples de fazer, são necessárias de 15 a 30 repetições.

 

2. Elevação das pernas na cadeira abdominal

A elevação de pernas é um exercício que fortalece o abdômen e pode ser feito no chão. Foto: Shutterstock

A elevação de pernas é um exercício que fortalece o abdômen e pode ser feito no chão. Foto: Shutterstock

O estudo enumera a elevação das pernas na cadeira abdominal, um aparelho comum nas academias, como segundo melhor exercício para desafiar o músculo reto abdominal e trabalhar os oblíquos.

Um movimento semelhante pode ser feito sem a necessidade de aparelho: deite-se no chão com as pernas para cima, e leve os joelhos em direção ao peito. Faça de 15 a 30 repetições.

3. Abdominais na bola suíça

A bola suíça é muito usada nas academias para fazer exercícios que fortalecem o abdômen. Foto: Shutterstock

A bola suíça é muito usada nas academias para fazer exercícios que fortalecem o abdômen. Foto: Shutterstock

Os abdominais para perder barriga podem ser feitos com auxílio de uma bola suíça, também conhecida como bola de estabilidade. Esse é o terceiro melhor exercício para tonificar o músculo reto abdominal e o sexto melhor para os oblíquos.

Faça um teste rápido para determinar o tamanho de bola correto para você: deve ser aquele que permita que suas pernas formem um ângulo de 90 graus quando sentar-se nela.

Use uma bola maior se seus quadris são mais baixos do que os joelhos ou mude para uma menor se seus quadris ficam acima dos joelhos. Complete um número de repetições até sentir uma sensação de queimação no abdômen, normalmente entre 15 e 30 repetições.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!