Receitas

Temperaturas mais baixas são ideais para uma sopa de tomate

Por Redação Doutíssima 14/07/2015

No inverno, nosso corpo parece sentir mais fome. Isso ocorre porque o organismo gasta mais energia para produzir calor e manter a temperatura corporal. Para se manter aquecido com saúde e poucas calorias, a sopa de tomate pode ser uma saída. Rica em antioxidantes e vitaminas, o fruto é ideal para as receitas do almoço ou do jantar.

 

Nutrientes e vitaminas não faltam em uma sopa de tomate. Além de garantir saciedade nas refeições, ela deixa você com aspecto mais jovem.

 

O licopeno da composição desse alimento previne rugas e marcas de expressão, atuando como um poderoso aliado no combate ao envelhecimento precoce. Conheça uma receita e saiba por que o tomate deve estar no seu cardápio.

sopa de tomate

Sopa feita com tomate é uma opção cheia de nutrientes benéficos para o inverno. Foto: iStock, Getty Images

 

Sopa de tomate combate Mal de Alzheimer

Um estudo da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, comprovou a atuação do tomate contra a degeneração mental. Fonte de ácido ferúlico, a fruta preserva os neurônios e combate o estresse oxidativo. Dessa forma, funciona como um aliado na luta contra a demência e os males de Alzheimer e Parkinson.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Antienvelhecimento, para que os efeitos sejam sentidos e as doenças prevenidas, basta o consumo de duas unidades diárias de tomate. Em função de ser um dos frutos que mais retêm agrotóxicos na casca, é recomendável ingerir sempre os orgânicos.

 

Em uma sopa de tomate, estão presentes todos os compostos necessários para garantir mais saúde e nutrição no inverno, um período em que o corpo precisa muito de vitaminas. Um estudo conjunto da Universidade de Harvard e da Universidade Nacional em Taiwan mostrou que pessoas que ingerem o fruto com frequência são mais saudáveis.

 

Como possui vitaminas A, B9 e C, magnésio, potássio, fósforo e cálcio, o tomate melhora o desenvolvimento dentário, muscular e dos ossos. Também protege o sistema imunológico e previne doenças nos olhos.  

 

No pâncreas e no pulmão, o tomate tem um efeito ativo no combate ao câncer desses órgãos. Para os homens, é aliado na prevenção do câncer de próstata, já que tem função antioxidante e fitonutrientes na composição. O nutriente alta-tomatina modifica o desenvolvimento das células cancerígenas que se manifestam na região prostática.

 

Na sopa de tomate também se encontram o potássio, que regula a pressão arterial, evita doenças cardíacas e previne derrames, distúrbios digestivos e artrite.

 

sopa de tomate

Como preparar a sopa de tomate

Esquente seu inverno com uma sopa de tomate repleta de ingredientes saudáveis que vão deixar você preparado para enfrentar o frio.

 

Ingredientes:

 

– 3 colheres de extrato de tomate

– 4 tomates grandes ou 1kg (para preparar 1 litro de suco de tomate)

– 2 colheres de sopa de azeite

– 1 dente de alho

– 2 cebolas

– 1 colher de chá de sal

– Pimenta do reino e cominho a gosto

– Salsinha ou manjericão a gosto

 

Modo de preparo:

 

Limpe os quatro tomates com água e corte-os, removendo as sementes. Coloque-os no liquidificador e bata bem para preparar o suco. Frite as cebolas picadas e o alho no azeite, em uma panela. Quando estiverem dourados, misture ao suco de tomate e adicione o extrato de tomate e o sal.

 

Cozinhe tudo em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos – até que adquira consistência. Fique sempre mexendo para não grudar no fundo da panela. Na hora de servir, tempere com a pimenta, o cominho, a salsinha e o manjericão. Rende seis porções.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!