Receitas

Saiba como preparar 3 receitas saudáveis com berinjela

Por Redação Doutíssima 05/06/2015

A berinjela contém muitos nutrientes benéficos e compostos fitoquímicos que beneficiam a saúde humana. É possível fazer muitas receitas fáceis e saudáveis com esse alimento, que também possui poucas calorias. Incorporá-lo à dieta, por isso, é uma excelente ideia.

 

Benefícios do consumo de berinjela

O consumo de alimentos de origem vegetal diminui o risco de obesidade, diabetes, doença cardíaca e promove a saúde do cabelo e da pele, bem como incrementa a energia. Veja alguns benefícios específicos da berinjela:

berinjela

Vegetal com textura esponjosa pode ajudar na diminuição do colesterol no sangue. Foto: iStock, Getty Images

1. Saúde do coração

Esse vegetal contém fibra, potássio, vitamina C, vitamina B-6 e fitonutrientes, todos benéficos para o coração.

 

2. Colesterol no sangue

Segundo um estudo publicado em 2014 na Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, o grande interesse nesse vegetal é o seu efeito hipocolesterêmico, que ocorre por conta do alto teor de fibras presentes nesse alimento.

 

3. Câncer

Polifenóis, antocianinas e ácido clorogênico, presentes no vegetal, são substâncias que podem proteger as células dos danos causados por radicais livres e, como consequência, impedem crescimento de tumores e propagação de células cancerígenas.

 

4. Função cognitiva

O nasunin, antocianina presente na casca do alimento, protege especificamente as membranas das células do cérebro de danos causados por radicais livres.

 

Como incorporar berinjela à dieta

Esse vegetal tem sabor ligeiramente amargo e textura esponjosa, tornando-o único para muitos pratos. Veja algumas receitas:

 

1. Pizza

Ingredientes:

– 2 berinjelas grandes, cortadas

– 100g de molho de tomate

– 20 fatias de muçarela light

– 1 xícara de espinafre fresco

– Tomates cereja cortados ao meio

– 1/2 colher de chá de sal do Himalaia

– Pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Em duas formas, organize o vegetal em fatias. Polvilhe o sal e asse por 15 minutos. Retire do forno e espalhe uma colher de molho de tomate sobre cada fatia, colocando depois uma fatia de queijo, e algumas folhas de espinafre e tomates cereja frescos sobre o queijo. Grelhe por cinco minutos.

 

2. Vegetal picante

Ingredientes:

– 1 berinjela cortada em pedaços pequenos

– 1/4 xícara de caldo de galinha

– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo

– 2 colheres de sopa de molho de soja

– 1 colher de sopa de vinho de arroz doce

– 1 colher de sopa de vinagre balsâmico

– 2 duas colheres de molho de pimenta

– 1 e 1/2 colher de chá de óleo vegetal

– 4 dentes de alho

– 3 colheres de sopa de gengibre fresco picado

– 1/4 xícara de carne de porco moída

– 1/4 colher de chá de sal

Modo de preparo:

 

Cozinhe o vegetal no vapor por cinco minutos e reserve. Misture o caldo e os próximos cinco ingredientes em uma tigela. Aqueça o óleo em uma frigideira grande antiaderente, em fogo médio-alto.

Adicione alho e gengibre, e frite por 30 segundos. Adicione carne de porco e o vegetal, molho de pimenta e sal. Coloque a mistura de caldo. Cubra e deixe reduzir por cinco minutos.

 

3. Baba Ghanoush

Ingredientes:

– 1 berinjela grande

– 1 cabeça de alho

– 1 colher de sopa de azeite

– 2 colheres de sopa de suco de limão

– 2 colheres de sopa de tahine

– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

 

Pré-aqueça o forno a 200°C. Perfure a casca do vegetal em seis a 10 locais. Coloque em assadeira e leve ao forno. Asse por 30 minutos.

Corte a parte superior da cabeça de alho e revista-a completamente com azeite, colocando na assadeira junto ao vegetal por mais 20 minutos. Deixe esfriar e retire a casca do alimento.

Coloque a carne em uma peneira e deixe escorrer por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, separe os dentes de alho. Agora é só misturar os ingredientes em um processador de alimentos. Prove e adicione mais alho, sal e pimenta se desejar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!