Saúde Mental

Remorso: veja a melhor forma para lidar com esse sentimento

Por Redação Doutíssima 17/07/2015

Difícil de lidar, o remorso traz consigo a culpa de fazer algo que, intimamente, consideramos errado. Em resposta a esse sentimento, pode vir o arrependimento, a vergonha e muito mais. Para superá-lo e não deixar que ele atrapalhe seu desenvolvimento emocional, é possível buscar ajuda profissional.

 

Segundo a psicóloga Caroline Ribeiro da Silveira, todas as pessoas sentem remorso em algum determinado momento. Ninguém está livre da sensação e dos conflitos internos provocados por esse sentimento.

remorso

Sensações frequentes de arrependimento e culpa podem afetar o emocional do indivíduo. Foto: Shutterstock

 

Os dois lados do remorso

Caroline explica que esse sentimento funciona de uma forma curiosa, pois depende da interpretação individual de cada um sobre o que é bom ou ruim.

“Se a culpa nos trouxer crescimento e for adaptativa de acordo com a situação na qual estamos passando, ela pode ser vista como algo positivo, pois nos levará de certa forma ao desenvolvimento pessoal, onde aprendemos com as experiências mais dolorosas”, diz.

Porém, quando o sentimento de culpa é frequente, o indivíduo pode focar em caminhos destrutivos. “A preocupação se torna uma constante e, consequentemente, liga-se a outros sentimentos ruins, como a baixa autoestima, a desesperança e a auto punição”, adiciona a psicóloga.

Ela ainda menciona que esses sentimentos todos podem, inclusive, gerar sintomas no corpo, como náuseas, dores de cabeça, insônia, irritabilidade e mudanças que aniquilam o bem-estar.

O remorso ainda provoca a impossibilidade de viver no presente e seguir adiante, pois o cérebro entra em um mecanismo de repetição dos acontecimentos que desencadearem o sentimento, fazendo com o que o sujeito permaneça no passado.

Caroline ainda alerta que quando o remorso ou culpa se instalam por muito tempo, eles podem desencadear a depressão e a ansiedade.

Quando o sentimento de culpa é constante e prejudica a vida do indivíduo, é preciso procurar ajuda profissional para que seja possível ter uma vida mais leve.

Há também pessoas que encontram seus próprios mecanismos de defesa e conseguem se adaptar ao sentimento, percebendo alguns benefícios trazidos por ele e acarretando em um grande aprendizado.

Estudo compara os efeitos do remorso e da vergonha

Um estudo publicado na revista Psychological Science observou os sentimentos envolvidos em reincidentes criminais. A pesquisa constatou que duas em cada três pessoas liberadas do sistema prisional nos Estados Unidos cometem novos crimes em até três anos depois da liberdade, assim acabam voltado para trás das grades.

O estudo foca em dois sentimentos bastante comuns nos envolvidos, culpa e vergonha, e como cada um deles leva a diferentes destinos. Os cientistas da George Mason University  chegaram à seguinte conclusão:

1. Reparação

Quando há culpa por um comportamento específico, eles lidam com tensão, remorso e arrependimento, sentimentos que tipicamente motivam uma ação de reparação, como a confissão, o pedido de desculpas e outras formas de reparar os danos feitos.

2. Agressividade

O sentimento de vergonha, por outro lado, envolve sentimentos dolorosos sobre si mesmo. Para algumas pessoas, isso leva a uma resposta defensiva, a negação de responsabilidade e a necessidade de culpar outros, um processo que desencadeia a agressividade.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!